sábado, 26 de fevereiro de 2011

SINTONIZAR A VOZ DE DEUS

26 de Fevereiro

"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele." Isaías 30:21

Arthur E. Lickey, no seu livro Deus fala ao Homem Moderno, conta que Carlos Kellogg, o notável naturalista, e um amigo músico, passeavam juntos pela Sexta Avenida, na cidade de Nova Iorque, quando de repente, Carlos Kellog parou e, fazendo o seu amigo também parar, disse:
- Ouve... estás a ouvir?
- A ouvir o quê?
- O grilo.
O músico deteve-se, com dúvida e espanto, e respondeu:
- Grilo! Como é possível alguém ouvir o cantar de um grilo no meio de toda esta balbúrdia?
- Vem comigo - pediu Kellog.
Levou o seu amigo, e num pequeno nicho da parede havia um grilo preto a cantar a sua canção. O músico ficou surpreendido e perguntou: - Como pode um homem ter um ouvido tão aguçado de modo a sintonizar um grilo cantando e, ao mesmo tempo, esquecer-se de todo o barulho da rua?
- Eu mostro-te - replicou Kellogg. - Voltemos à rua.
Ali retirou do bolso uma moeda e deixou-a cair no chão. Muitas pessoas, em ambas as direcções, pararam no seu caminho, atraídas como se tivessem ouvido o estampido de um revólver, e olharam para o local em que a moeda tinha caído. E o Dr Kellogg explicou:
- Vês, as pessoas têm o ouvido sintonizado para o dinheiro. Eu tenho os meus sintonizados para a Natureza.
A grande verdade é que ouvimos e atendemos àquilo a que damos mais valor. É bom ouvir a voz da consciência, mas se não estivermos sintonizados com Deus, a voz que vamos ouvir não será a de Deus. Noutras palavras, uma consciência acostumada com interpretações erradas da Palavra de Deus pode levar alguém a estar sinceramente errado, como o apóstolo Paulo antes da sua conversão. Seguindo a sua consciência, Paulo perseguia os cristãos. Assim, pois, o melhor e mais seguro é aferir sempre as ideias, conceitos e a própria consciência pelos ditames da Palavra de Deus. É assim que se vive em sintonia com a voz de Deus.