sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PREVIDENTES SIM, MAS NÃO ANSIOSOS

25 de Fevereiro

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir." Mateus 6:25

Um dos mais memoráveis conselhos sobre a confiança que precisamos de depositar em Deus foi proferido por Jesus no seu famoso sermão da Montanha. "Por isso, vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?" Mateus 6:25 e 26.
Deus espera que sejamos previdentes, mas não ansiosos. Deseja que tenhamos confiança n'Ele, confiança na Sua protecção, confiança na Sua direcção para a nossa vida, confiança quanto ao que precisamos para nos alimentar e vestir. Só que essa confiança não pode ser cega e destituída de entendimento. Jamais! Assim como o culto e a adoração que Deus espera que Lhe prestemos seja racional e inteligente, também a nossa confiança n'Ele tem que ser dessa forma. Normalmente, somos imediatistas e de visão curta. Nem sempre vemos as coisas através do ângulo correcto. Muitas vezes temos desejos errados que não nos fariam bem; outras vezes desejamos as coisas certas e lícitas, mas em momentos errados. Temos que entender que Deus é omnisciente e que os Seus propóstos e ideais para connosco se projectam para além, muito mais além do que os 80 ou 90 anos de vida aqui na Terra. Ele quer dar-nos a vida eterna. Esse é o objectivo número um dos Seus planos para connosco.
No entanto, precisamos de nos lembrar de que a confiança na direcção divina para a nossa vida não significa inoperância, displicência ou preguiça da nossa parte. Pelo contrário, entendemos que Deus não irá fazer por nós aquilo que nós mesmos podemos e devemos fazer. Assim, a nossa confiança será de mangas arregaçadas. As nossas acções irão comprovar a fé e a confiança que temos, tanto nas promessas divinas como nas Suas orientações para o nosso bem-estar físico, moral, social e espiritual.
Muito inspirador é este pensamento: "Se os homens amarem e obedecerem a Deus e fizerem a sua parte, Ele providenciará tudo aquilo de que necessitam. Embora a vossa subsistência tenha de ser alcançada no suor do vosso rosto, não deveis duvidar de Deus, pois no grande plano da Sua providência, suprirá, dia a dia, as vossas necessidades." Conselhos sobre Mordomia, pág. 227.