quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PONDERA A VEREDA DOS TEUS PÉS

23 de Fevereiro

"Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, directamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam rectos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal." Provérbios 4:25-27

Vi numa reportagem a notícia de um equilibrista que batera o recorde mundial. Ele tinha percorrido uma grande distância sobre um arame estendido numa altura atordoante para qualquer um de nós. Além da altura, ele teve de enfrentar um outro factor complicador, o vento. Ao chegar vitorioso ao final do seu trajecto, foi entrevistado por um repórter que lhe perguntou: "Como é que conseguiu vencer a altura, a distância e o vento?" A resposta do homem que estava a ser aclamado pela multidão, foi simples e directa: "Eu só olhava para a frente, tinha sempre os meus olhos fixos no caminho que deveria seguir e onde deveria colocar os meus pés."
Esse facto traz-nos à lembrança as sensatas palavras de Salomão em Provérbios 4:25-27 (TIC), que dizem o seguinte: "Olha sempre em frente, sem desviar os olhos do teu caminho. Vê bem onde pões os pés e que o terreno que pisas seja sempre firme. Não te desvies do teu caminho; afasta os teus passos do mal."
Que verdade irrefutável! Quando o coração se interessa pelo que é recto, os olhos deixam de divagar. Todos sabemos que o mundo de hoje tem milhares de atracções que cintilam com as suas luzes ofuscantes. Por outro lado, os ventos das provações também sopram e conspiram contra o equilíbrio espiritual de qualquer ser humano. São tentações de todos os tipos, e as mais variadas provas, que mexem com todos os sentidos que possuímos.
A orientação do sábio Salomão é bem precisa: "Olha sempre em frente... Não te desvies do teu caminho; afasta os teus passos do mal."
O autor da carta aos Hebreus, além de confirmar o conselho de Salomão, amplia-o acrescentando em quem os nossos olhos se devem fixar: "Tenhamos os olhos postos em Jesus, de quem a nossa fé depende do princípio ao fim." Hebreus 12:2, (TIC). Olhando para Jesus, não nos deixaremos seduzir pelas atracções do mundo, e os nossos pés permanecerão firmes na verdade. Seremos vencedores!

TIC = Tradução Interconfessional