segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PENSAR

21 de Fevereiro

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4.8

Perante a correria dos tempos modernos, vai ficando no passado o tempo em que as pessoas reservavam alguns momentos para meditar e pensar. Aliás, há pessoas que têm verdadeiro pavor de ficar sós, em silêncio. Terá sempre que haver um rádio a tocar alto ou uma televisão ligada. Estes parecem ter medo de enfrentar a própria consciência no meio do silêncio.
Há uma espirituosa declaração anónima que diz o seguinte: "5% do povo pensa; 10% pensa que pensa; e os outros 85% prefeririam morrer a pensar." Esta declaração pode ser um tanto exagerada. O facto é que, quando levamos em conta que esse pensar deveria significar pensar em coisas nobres, sérias e elevadas, cremos que ela traz no seu âmago uma verdade cristalina.
Tudo aquilo que é introduzido na mente tende a permanecer ali. Isto quer dizer que a nossa mente é fruto daquilo de que a alimentamos. Por isso, a recomendação de Paulo é muito válida. Se alimentarmos a mente com verdade, justiça, pureza e amabilidade, estas virtudes passarão a fazer parte do nosso carácter. Por outro lado, pensamentos impuros e comprometidos com dúvidas, cavilações e mentiras contaminam a mente. É mais fácil lavar uma casa ou um carro sujos, do que uma mente contaminada por pensamentos impuros. Só o poder de Jesus pode operar esse milagre.
Os que realmente existem, e que vão existir, são aqueles que pensam. Os outros estão apenas a ser levados pelas correntes e ventos do mundo. São como fantoches ou robôs controlados pelo mundo. Não é isto que acontece com os costumes, diversões, desportos e moda? As pessoas vão, porque outros vão; usam, porque outros estão a usar; fazem alguma coisa, porque outros estão a fazer. Poucos são os que param para pensar: Porquê ir, porquê usar, porquê fazer? Que reputação me trará isso? Isto honra a Deus?
Diz-se que: "Para vivermos correctamente precisamos de pensar correctamente." Para o apóstolo Paulo, e para todo o cristão sincero, essa máxima não é novidade.