sábado, 19 de fevereiro de 2011

OBEDIÊNCIA POR AMOR

19 de Fevereiro

"Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso me alegro a vosso respeito, e quero que sejais sábios para o bem e símplices para evitarem o mal." Romanos 16:19

Hoje vamos reflectir um pouco sobre a maior motivação para a obediência. Os pais sabem que nem sempre é fácil conseguir a obediência plena e total por parte dos filhos. São bem conhecidos os métodos vulgarmente adoptados por muitos a fim de obter a obediência. Um dos métodos é o da recompensa. Procura-se incentivar a obediência através de presentes ou de favores. Então, vem a velha história do 'Se'. Se fizeres isto, dou-te aquilo. Se fores bonzinho e obediente e te comportares bem, dou-te isto, ou levo-te a tal lugar.
O outro método é o da disciplina. Esse método é sempre acompanhado de ameaças: Se não obedeceres, não te dou a sobremesa, ou tiro-te este ou aquele privilégio, e assim por diante.
Não restam dúvidas de que esses dois métodos são falhados. Pois no momento em que cessaram as fontes dos incentivos ou das ameaças, muito provavelmente vai cessar a obediência. Por outras palavras, estes métodos não formam o carácter dos filhos, mas deixam-nos mal acostumados a ter motivações erradas.
Jesus deixou-nos, através das Suas palavras, uma orientação bem segura quanto à melhor motivação que existe para conseguir a obediência, quer seja no lar ou na nossa vida para com Deus. Em João 14:15, Ele diz-nos: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos."
O amor deve ser a fonte da motivação para a obediência. Aliás, a obediência que procede do amor é a mais pura e legítima que pode existir. Não é motivada por medo dos castigos ou ameaças, tão pouco por prémios ou recompensas. É uma obediência que brota de forma sincera e que é exteriorizada unicamente tendo como objectivo agradar à pessoa amada.
O amor é o método adoptado por Deus a fim de conseguir a nossa obediência. Em II Coríntios 5:14 o apóstolo Paulo diz. "O amor de Cristo nos constrange." Que seja essa a nossa motivação para sermos obedientes a Deus. Que o sublime amor divino também impere no nosso lar, motivando a harmonia e a obediência.