terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PESO JUSTO

22 de Fevereiro

"Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o Seu prazer." Provérbios 11:1

Hoje vamos falar um pouco sobre balanças e pesos. Sei que somos imediatamente levados a pensar na balança da nossa casa de banho ou da farmácia, onde controlamos o nosso peso. Sabemos que alguns de nós bem desejariam que essas balanças não mostrassem a realidade. Há aqueles que ao subirem para uma balança lançam um lânguido olhar para o mostrador, e ao acompanharem o movimento do ponteiro ou o rodar dos números, estão como que a dizer: "Engana-me, que eu gosto!"
Por detrás desse desejo de ver as coisas modificarem-se na aparência, mas não na realidade, há uma ilustração vívida do que muitas vezes ocorre na nossa vida moral e espiritual. Perante certos problemas e realidades, desejamos iludir-nos com argumentos e mais argumentos de que estamos certos. Mas, no fundo da consciência, sabemos que todo o amontoado da nossa argumentação é temperado por uma tremenda inconsistência. Tentamos justificar o injustificável e explicar o inexplicável.
Entretanto, o mais triste é o facto de alguém pensar que ao iludir-se está também iludindo as pessoas ao seu redor. Esta não é uma doce, mas sim amarga ilusão! Posso alterar o regulador da balança, os números podem ser modificados; mas nada disso altera a realidade. Pode tentar convencer-se de que não pesa 120 quilos, a balança pode mostrar-lhe o ponteiro à volta do número 100, mas o seu corpo mostra outra realidade. É uma tolice iludirmo-nos e tentarmos iludir os outros.
Quero lembrar que na meditação de hoje não estamos a tratar dos problemas das pessoas que lutam para colocar o corpo dentro dos padrões aceitáveis de peso. Estamos a falar daqueles que usam balanças enganosas para avaliar as suas próprias acções, a fim de justificar condutas questináveis perante a sociedade e perante Deus. Seriam coisas como: relações extra-matrimoniais, mentiras, falsidades, roubos (pequenos ou grandes), disseminação de notícias verdadeiras ou não mas com o objectivo de denegrir a imagem de alguém e tantas outras coisas mais.
É muito bom saber e estar atento ao facto de que: "O Deus Eterno detesta quem usa balanças desonestas, mas gosta de quem usa pesos justos." Provérbios 11:1, (BLH).

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje