quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OS OLHOS

24 de Fevereiro

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminado." Mateus 6:22

Quem se detiver a estudar a construção do olho humano ficará inevitavelmente admirado pela sua perfeição e delicadeza. As suas partes mais importantes são: o cristalino, uma lente que reproduz a imagem de todos os objectos que olhamos; a retina, o lugar onde se forma a imagem; e o nervo óptico, que se encarrega de transmitir ao cérebro a mensagem correspondente à imagem focalizada. O cérebro, por sua vez, e finalmente, elabora e interpreta o que foi focado pelo olho.
Por esta descrição simples e objectiva, vemos que existe uma íntima ligação entre os olhos e o cérebro. Aliás, todos sentimos muito facilmente como tudo o que vemos exerce uma tremenda infuência sobre o nosso pensamento. É por isso que temos o ditado popular que diz. "O que os olhos não vêem, o coração não sente."
Jesus disse: "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" Mateus 6:22, 23.
Os olhos também são chamados "as janelas da alma". A mente grava com uma incrível perfeição as coisas que os olhos vêem. Como é importante ter um cuidadoso controlo sobre os próprios olhos. Eles são os maiores alimentadores da mente.
Foi, face à importância que os olhos representam para a nossa vida espiritual, que Jesus nos deixou esta solene admoestação: "Se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." Mateus 5:29.
É claro que não é desejo de Jesus que arranquemos o nosso olho. O que Ele deseja é que controlemos as coisas que contemplamos. Que os nossos olhos sejam santificados pela presença das preciosas gotas do colírio da graça de Cristo. Que tenhamos uma visão bem clara do caminho que Deus deseja que trilhemos e as coisas que Ele deseja que contemplemos!