domingo, 27 de fevereiro de 2011

QUE VOS AMEIS UNS AOS OUTROS

27 de Fevereiro

"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." João 13:34

Entre as muitas recomendações que Jesus deixou aos Seus discípulos antes de voltar ao Céu, creio que a que se encontra em João 13:34, é, sem dúvida, uma das mais expressivas e importantes: "Que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei."
A grandeza e a importância dessa recomendação não está na sua primeira parte: "Que vos ameis uns aos outros", mas sim na maneira como Ele pede que nos amemos - "Assim como Eu vos amei". O desvelo e o carinho que Jesus dedicou às crianças, aos jovens, aos adultos, aos doentes, aos aflitos, aos ricos, aos pobres, têm sido um autêntico modelo de amor de mangas arregaçadas, agindo em favor do próximo.
Eis aí um desafio dos mais nobres: olhar para o exemplo de Jesus procurando imitá-l'O em todos os actos da nossa vida. Creio sinceramente que, fazendo assim, estaremos a burilar, dia a dia, os traços do nosso carácter. Cada acto de amor e misericórdia que praticamos é o lapidar de mais uma aresta da nossa vida, que passa a reflectir diante do mundo o brilho da beleza do carácter de Jesus, impresso em nós.
O trabalho maravilhoso da santificação que o Espírito Santo opera em nós é exactamente isso. Ele transforma os traços rudes do nosso carácter e molda-nos cada vez mais à semelhança de Jesus.
Eis o grande desafio de Jesus para si e para mim: Amarmo-nos uns aos outros como Jesus nos amou. Vamos demonstrar esse amor no lar, na escola, no trabalho, na vizinhança, na igreja e em todo o lugar em que estivermos. Vamos abandonar cada aspecto rude do carácter para deixar aflorar a ternura e o amor que só o poder do Espírito de Deus nos pode dar. Ao proceder assim, estaremos a contribuir para que o mundo seja melhor e estaremos a preparar-nos para viver com Jesus na eternidade. Jesus deseja que todo o cristão revele ao mundo o mais belo traço do Seu carácter, o amor.