quinta-feira, 3 de março de 2011

NOSSO DEUS

3 de Março

"A casa que edificarei há-de ser grande, porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses." II Crónicas 2:5

Salomão desejava construir o templo de Jerusalém e queria fazê-lo da melhor maneira possível. Necessitando de bons materiais de construção e da mais qualificada mão-de-obra, foi procurá-los noutros países. No texto de hoje, Salomão está a dirigir-se a Hirão, rei de Tiro, para solicitar essa ajuda. Das suas palavras quero destacar a expressão que ele usou para Deus: 'o nosso Deus'. Interessante que Salomão utilizou a mesma forma que Jesus nos ensinou para nos dirigirmos a Deus em oração: 'Pai nosso'. A segunda palavra da oração modelo é o pronome possessivo que está na primeira pessoa do plural: nosso.
A grande lição de vida que nos vem da expressão 'Pai nosso', é que Deus não é só o meu Pai, mas é o Pai de todos nós. Ora, no momento em que aceito esta verdade no meu coração, automaticamente reconheço que sou irmão de todas as pessoas que estão à minha volta.
Assim, reconheço que tanto os ricos como os pobres, tanto os doentes como os sadios, tanto os 'com abrigo' como os 'sem abrigo', tanto os 'com terra' como os 'sem terra', tanto os grandes como os pequenos, todos somos irmãos. Não posso pedir alguma coisa para mim em detrimento do meu irmão. Não posso fazer negócios e trabalhos tendo como objectivo vantagens unicamente da minha parte. Compreendo que negócios e trabalhos só são bons quando satisfazem ambas as partes.
Noutras palavras, quando Jesus nos ensinou a orar 'Pai Nosso', queria que nos desprendêssemos totalmente das nossas vaidades pessoais e do nosso egoísmo.
Já pensou como o nosso mundo seria diferente se esse princípio de igualdade e de amor fosse aplicado por todos? Os patrões e empregados seriam diferentes. Muitos políticos e banqueiros mudariam as suas atitudes. Alguns comerciantes alterariam radicalmente os seus números e os seus cálculos de ganhos. Enfim, o mundo seria diferente, pois cada um, além de pensar em si mesmo, pensaria também no seu próximo, no seu irmão.