quarta-feira, 2 de março de 2011

TU ÉS MEU PAI

2 de Março

"Ele Me invocará, dizendo: Tu és meu Pai, meu Deus e a rocha da minha salvação." Salmo 89:26

'Pai' é a primeira palavra da oração que Jesus ensinou aos Seus discípulos. Esta pequena palavra de apenas três letras traz consigo um significado simples e, ao mesmo tempo, muito profundo. Jesus deseja que as nossas preces sejam dirigidas Àquele que foi o criador da nossa vida, isto é, o nosso Criador. Muito nos comove o coração, o facto de saber que somos o fruto de um amor muito especial da parte de Deus.
Nos primeiros capítulos do livro de Génesis vemos que há uma marcante diferença entre a criação do homem e das demais coisas. Em cada dia da criação Deus apenas ordenou e, pela Sua palavra, foram criados os céus, a terra, as plantas, os animais, as aves, etc. No entanto, o homem foi criado pela própria mão do Criador. O relato bíblico diz: "Então, formou o Senhor Deus o homem do pó da terra..." Génesis 2:7. É interessante notar que o verbo 'formar' no original hebraico é Yatsar, que quer dizer 'modelar'. Isto dá-nos a entender que fomos feitos pelas próprias mãos do Criador, e enternece o nosso coração perceber a atenção e o carinho com que fomos distinguidos. Por isso, Deus merece da nossa parte a máxima admiração e gratidão, que devem ser exteriorizadas através do respeito e da honra.
Por outro lado, chamar a Deus 'Pai' permite-nos expressar os nossos sentimentos de reconhecimento, respeito e honra, para com Ele, de forma familiar e amiga. Que privilégio!
Pai é aquele que está sempre muito próximo do filho, tanto nas horas alegres como nos momentos tristes, mesmo que geograficamente distante. O pai está sempre de mão estendida, pronto para ajudar, animar e fortalecer o filho. Pai é aquele que, mesmo tendo sido desprezado pelo filho que magoou profundamente o seu coração e abandonou o lar, distanciando-se pelo mundo, está sempre à espreita na porta da casa ou na beira do caminho, esperando a volta do filho. Pai é aquele que recebe de braços abertos o filho, não importando a sua situação, e lhe dá todo o apoio para o início de uma nova vida.
É a esse Pai, criador, mantenedor, misericordioso, bondoso e que é todo amor, que Jesus nos ensinou a nos dirigirmos em oração: "Pai nosso que estás nos Céus." Aproximemo-nos com confiança desse Pai amigo e bondoso. Ele tem toda a disponibilidade para nos ouvir e atender.