sábado, 5 de março de 2011

O NOME SANTO DE DEUS

5 de Março

"Santificai o Meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanaste no meio delas; as nações saberão que Eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando Eu for santificado aos seus olhos." Ezequiel 36:23

No texto da meditação de hoje, Ezequiel relata o descontentamento divino pelo facto do Seu nome ter sido profanado diante das nações. A parte triste dessa história é que Deus responsabiliza o Seu povo escolhido, que deveria ser o exemplo de respeito e reverência para com o Seu nome, por essa profanação entre as nações. A advertência divina foi muito solene: "Santificai o Meu grande nome, que foi profanado entre as nações."
Quando Moisés recebeu as orientações para construir o santuário e o estabelecimento das cerimónias que n'Ele teriam lugar, tudo deveria contribuir para que o povo entendesse que onde Deus se manisfestava deveria haver respeito e estrita reverência. A expressão 'Santidade ao Senhor' era destaque nas vestes sacerdotais, na mobília e nos rituais do santuário.
Aliás, quando pensamos na santidade do nome de Deus, logo nos lembramos do terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão." Êxodo 20:7.
Este mandamento traz-nos à lembrança que, de vez em quando, precisaríamos de reavaliar alguns costumes que aos poucos vão sendo assimilados por algumas pessoas. Um deles é a utilização da expressão: 'Se Deus quiser'. De forma consciente ou inconsciente, ao se referirem a coisas banais, compromissos claramente contra a vontade divina, há quem esteja a tomar o nome de Deus em vão e, consequentemente, cometendo um erro.
Para pensar: Não profanamos o nome de Deus quando criamos bonitas letras religiosas e as colocamos em composições musicais com nítida tendência secular? Será que Deus Se agrada quando misturamos coisas religiosas com profanas? E o 'Oh! Meu Deus!' e outras frases semelhantes utilizadas vulgarmente e frequentemente em novelas, filmes e peças teatrais?
Que ao orarmos ao Senhor: "Santificado seja o Teu nome", possamos fazê-lo com a consciência de uma vida voltada para o respeito e a honra que Deus merece.