domingo, 6 de março de 2011

O REINO DE DEUS

6 de Março

"Nos Céus, estabelece o Senhor o Seu trono, e o Seu reino domina sobre tudo." Salmo 103:19

O reino de Deus foi estabelecido por ocasião da criação de todas as coisas. A Bíblia Sagrada, de maneira simples e objectiva, diz que em seis dias Deus criou a Terra, os astros, as estrelas, as árvores, as ervas, as aves, os animais e, como coroa da criação aqui na Terra, o ser humano. Era desejo de Deus que a raça humana se multiplicasse até povoar toda a Terra. Assim, Deus estendeu aos homens o privilégio da co-participação nos Seus desígnios de ver o globo terrestre ocupado.
O objectivo divino era que a parte do Seu reino aqui na Terra fosse composta por seres humanos que vivessem em perfeita sintonia com o seu Criador, em harmonia consigo mesmos e com toda a Natureza ao seu redor. Essa harmonia com a Natureza seria aquilo a que hoje chamamos, equilíbrio ecológico. O homem, no topo da escala dos seres criados, administrando com sabedoria a fauna e a flora e convivendo harmoniosamente com elas.
Mas Deus não criou o homem como um robô. Dotou-o de livre arbítrio. Assim, ser e estar no reino de Deus era uma questão de decisão e de escolha. É claro que a escolha implicaria a aceitação da liderança divina e a obediência aos ditames e normas do Seu reino. Foi nesse ponto que surgiu o problema com a raça humana. Os nossos primeiros pais optaram por estar sob o domínio de outro reino. Satanás tinha-se insurgido contra o reino de Deus e neste mundo tentou e conseguiu estabelecer as bases da sua insurreição.
No Seu reino Deus oferecia paz, segurança e vida eterna. Satanás disse que os homens haveriam de conhecer o bem e o mal. O que ele não revelou é que os seres humanos experimentariam na sua própria pele esse mal, com doenças, misérias, dores e, por fim, a morte.
Para nossa felicidade, Deus não nos abandonou no meio dessa triste situação. Através do Seu filho Jesus, proporcionou-nos a oportunidade de estarmos no Seu reino. Hoje já podemos estar no Seu reino da graça. Na volta de Jesus, ele nos introduzirá no Seu reino da glória.
Quando oramos 'venha o Teu reino', está implícito: "Senhor, estou cansado do domínio do pecado, aceito o Teu reino e a Tua liderança para a minha vida."