quinta-feira, 10 de março de 2011

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO

10 de Março

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." I Coríntios 10:13

Há dias atrás, ao analisarmos uma das primeiras frases do 'Pai Nosso', mencionámos que Deus não nos fez como criaturas mecânicas. Dotou-nos de liberdade de escolha, que se chama, livre arbítrio. Só que cada escolha que fazemos tem sempre um efeito correspondente. Adão e Eva cederam à tentação de Satanás e optaram por conhecer o mal. O resultado não foi nada bom. Vieram os cardos, os espinhos, as doenças e a morte.
O amor de Deus, entretanto, não poderia permanecer estático vendo todo o sofrimento da humanidade. Ele executou o plano da salvação da raça humana através de Jesus Cristo, Seu Filho. Assim, a liberdade de escolha continua. Precisamos de ter a mente aberta a fim de ver todas as armadilhas propostas pelo inimigo de Deus, que é Satanás. Ele é subtil, reveste o mal de cores e luzes atraentes. Pinta perspectivas fulgurantes para convencer os incautos de que o erro e o pecado são bons. Mostra, por exemplo, as vantagens e as alegrias que vêm de um relacionamento sexual fora do matrimónio. Mas não mostra as tristezas e os infortúnios de doenças sexualmente transmissíveis ou de famílias esfaceladas e filhos a crescer sem a segurança de um lar que os acolha com carinho e amor. As tentações que nos impelem para o mal existem. Elas podem vir das maneiras mais variadas e das formas mais subtis. Temos de estar alerta e a vigiar. Aliás, o apóstolo Pedro diz: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar." I Pedro 5:8
Como não está ao nosso alcance eliminar as tentações, temos que ter a força moral, de que tanto necessitamos, a fim de não cedermos. É por isso que Jesus nos ensinou a orar: "Não nos deixes cair em tentação." Deus não permitirá que venham sobre nós provas e tentações que estejam além da nossa possibilidade de as vencer. Por maiores e mais difíceis que sejam as provas que enfrentamos, não temos desculpas para cair em pecado porque o poder divino está sempre à nossa disposição. Basta pedirmos com fé a Sua ajuda.