sexta-feira, 11 de março de 2011

LIVRA-NOS DO MAL

11 de Março

"Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." Mateus 10:28

Desde a entrada do pecado no mundo, a humanidade tem vivido no meio das amargas consequências do pecado. E quem é que não se quer ver livre dos males que nos cercam neste mundo, como acidentes, doenças, assaltos, catástrofes como enchentes, furações e incêndios? Mas seriam estes os males aos quais Jesus Se quis referir na oração modelo quando disse 'livra-nos do mal?' E quando o salmista David escreveu as belas e confortadoras palavras do Salmo 34:7: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem o os livra", será que se referia aos males que mencionámos?
Pensemos um pouco. Porque é que esses males existem? Eles são unicamente o resultado do pecado existente no mundo e no coração do homem. É muito claro que Deus pode, sem dúvida alguma, livrar-nos de doenças, de acidentes, de pessoas más, de assassinos, de catástrofes. Por isso devemos sempre orar pedindo que Ele nos livre desses males. Entretanto, o maior desejo divino é que nos livremos do causador desses males, que é o pecado. É por isso que a solicitação para Deus nos livrar do mal está ligada ao pedido anterior: "Não nos deixes cair em tentação."
Com Cristo no nosso coração seremos vitoriosos na luta contra a tentação. Consequentemente, não nos deixaremos dominar pelo mal, mas vencê-lo-emos com o bem.
Os problemas sociais, materiais e físicos que agora enfrentamos são passageiros. Embora eles possam incomodar-nos muito, chegando até a levar-nos à morte, a certeza que temos é que se estivermos ligados a Cristo, pela fé, a vida eterna nos está assegurada. Foi por isso que Jesus disse: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." Mateus 10:28.
Jesus preocupa-se muito com todo o nosso bem-estar, mas a Sua preocupação maior connosco é de carácter espiritual. Por isso Ele está disposto a interceder por nós. Ore com fé: "Livra-nos do mal, livra-nos de pecar."