quarta-feira, 16 de março de 2011

NÃO VÁ NESTE COMBÓIO!

16 de Março

"Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos." Salmo 91:11

Creio nos anjos porque, ao longo da minha vida, tenho visto e sentido bem de perto a sua actuação em meu favor. Jamais poderei apagar da memória uma experiência que vivi. Era estudante e nas férias trabalhava para pagar os meus estudos. Certo dia deveria fazer uma viagem de combóio. Na estação, comprei o bilhete e, ao chegar diante do portão de entrada da plataforma, já podia ver bem ao longe o combóio a aproximar-se. Naquele instante senti como que uma mão que me afastava do portão e uma voz a dizer-me ao ouvido: "Não vás neste combóio!"
Tentei na minha mente argumentar: "Mas eu preciso de ir agora. Tenho compromissos a cumprir." Mas a voz que me falava à mente era insistente: "Não vás neste combóio!" Acabei por obedecer à voz e nunca me arrependi disso. Aliás, sou eternamente grato porque naquele dia Deus enviou o Seu anjo para me livrar de um acidente com aquele combóio, que ceifou a vida de muitas pessoas.
A actuação dos anjos de Deus é um mistério. Porque é que eles actuam em favor de alguns, enquanto que em favor de outros, aparentemente não o fazem? De igual maneira, porque parecem actuar numa ocasião e noutra não? Hoje não podemos saber todos os propósitos divinos, mas um dia saberemos. Lembremo-nos de que Deus actua no Universo com propósitos infinitos e eternos. Deus não é imediatista, como costumamos ser. Nós vemos apenas o hoje. Deus leva em conta também o amanhã e a eternidade.
Além disso, não podemos esquecer-nos de que Ele rege o Universo tendo como norma para os seres criados o livre arbítrio. Escolhemos os nossos caminhos e as nossas acções, e consequentemente temos que arcar com os efeitos correspondentes das nossas decisões.
A protecção maior que Deus nos quer dar através do ministério dos Seus anjos não é de acidentes e dificuldades materiais e físicas. Deus quer livrar-nos especialmente dos problemas morais e espirituais. Ou, para usar uma expressão muito correcta: Deus deseja livrar-nos do pecado. Os anjos caídos, inimigos de Deus, impelem-nos ao pecado, mas se nos deixarmos conduzir por Deus, os Seus poderosos anjos livrar-nos -ão de todo o mal. Este é o motivo maior, que deve levar-nos a suplicar todos os dias, com fé, ao nosso bondoso Deus para que envie os Seus poderosos anjos para nos proteger.