segunda-feira, 14 de março de 2011

A OMNISCIÊNCIA DIVINA

14 de Março

"Porque Deus há-de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. Eclesiastes 12:44

O General O. M. Mitchel era também um astrónomo e andava sempre com algum instrumento para contemplar o firmamento. Certa ocasião, estando de visita à casa de um dos seus amigos, ele convidou-o a subir ao terraço da casa a fim de contemplar a sua propriedade. Lá no alto, o General instalou um pequeno telescópio que levara consigo e convidou o amigo a olhar através dele. À distância de uns dez quilómetros, ele observou um homem acompanhado de um cão a andar entre as árvores e com uma espingarda.
Viu-o a seguir elevar a arma, atirar e abater um lindo pássaro. O homem não estava tão próximo que pudesse ser visto, no entanto, embora ele nem imaginasse, os seus actos estavam a ser acompanhados por duas pessoas a dez quilómetros de distância.
Um dos atributos divinos é a omnisciência. Deus conhece tudo, Deus vê tudo. Nada há encoberto diante dos Seus olhos. As portas podem estar fechadas, as luzes apagadas; não importa, Ele sabe tudo. Os registos celestiais são fidedignos em anotar os nossos actos.
Este facto traz-nos à mente duas coisas muito importantes. A primeira deve animar-nos, e a segunda deve levar-nos a pensar profundamente. Deus acompanha com interesse paternal a vida de cada um de nós. Isaías 59:1 diz que "a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar." Deus acompanha a nossa vida e está sempre pronto a estender-nos a Sua mão em toda e qualquer circunstância em que d'Ele necessitarmos. O que acontece é que muitas vezes nós é que não estendemos a mão para Ele.
O segundo pensamento é o que lemos em Eclesiastes 12:14 - "Deus há-de trazer a juízo todas as obras até as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más." Este facto torna-se preocupante para os que não tiveram os seus pecados perdoados, mas os que estão em Cristo permanecem tranquilos e confiantes na Sua graça e misericórdia.
Hoje a mão de Deus está estendida para salvar. Aproveitemos esse acto de amor. Em breve Ele estará no Seu trono para nos julgar.