sábado, 19 de março de 2011

RENOVAÇÃO DO ENTENDIMENTO

19 de Março

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

De uma forma geral, não gostamos de estar ou de nos relacionar com pessoas acomodadas. Refiro-me às pessoas que se contentam com qualquer coisa e que não aspiram a melhorar, crescer, progredir e aprender coisas novas.
Muitos professores preferem ter como alunos aqueles que às vezes dão um pouco mais de trabalho, mas que sejam de mente aberta e espírito pronto a procurar novos conhecimentos e a ter novas experiências. Entretanto, há pessoas de mente muito ágil e fértil, que em vez de procurarem conhecimentos através da pesquisa útil e sincera, especializam-se na astúcia. Estas gastam muito tempo a pesquisar a Bíblia, outros livros religiosos, os actos de Instituições e a vida das pessoas, para, com manha e até ironia maliciosa, destilarem as suas críticas. Não se valem da busca de novos conhecimentos para o seu crescimento intelectual e espiritual. Em vez de terem a mente renovada e fortalecida, enfraquecem-se. Misturam o bom alimento, que poderia fazer com que crescessem fortes e sadios mental e espiritualmente, com os males do pecado. E o resultado é debilidade espiritual.
Sabemos que Deus é um grande Mestre. Ele deseja sempre o melhor para cada um de nós, tanto para hoje como para o futuro. Sabemos também que Ele anseia que sejamos pessoas que procurem sempre mais e melhores conhecimentos. No Céu e na Nova Terra vamos dar continuidade aos estudos e pesquisas que aqui apenas iniciamos, pois "o Céu é uma escola; o campo dos seus estudos, o Universo; o seu professor, o Ser infinito." - Educação, pág. 301.
É aqui, e através de Jesus, que nos matriculamos na Escola do Além. A preparação é através da renovação do entendimento que se processa quando: orando, meditando, lendo a Palavra de Deus, ouvindo a voz do Espírito Santo, temos a mente esclarecida quanto às novas verdades que despontam com brilho inconfundível. Então, não apenas aceitamos essas novas verdades, como também passamos a praticá-las. É assim que experimentamos "qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
É esse crescer constante que nos traz a verdadeira paz. É esse crescer constante que agrada ao nosso Deus.