sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SINCERIDADE

14 de Outubro

"Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo." Efésios 6:5

Muitas vezes tenho-me detido a meditar sobre a recomendação feita por Paulo aos servos que se tinham convertido ao cristianismo na cidade de Éfeso: obedecer aos senhores, com sinceridade, como a Cristo.
A sua recomendação não foi no sentido de que lutassem por transformações sociais, para que todos desfrutassem dos seus direitos de cidadania. Paulo inspirado por Deus, recomendou a obediência sincera, pois cria que a verdadeira mudança social só vem da sincera mudança de coração, dos servos como dos senhores, dos patrões e dos empregados.
Lembro-me do tempo de estudante quando ouvi pela primeira vez uma explicação sobre o significado da palavra 'sincero'. Ela provém das palavras latinas 'sin cera' - isto é, sem cera. Nos tempos antigos as máscaras eram feitas com cera. A pessoa cujas acções eram transparentes era considerada 'sem máscara', sincera.
Assim, sinceridade passou a ter o significado que hoje conhecemos muito bem - autenticidade, lisura, boa fé e lealdade.
No entanto, embora se possa pensar que a sinceridade é sempre uma virtude temos que tomar muito cuidado. Pois, informações e conhecimentos errados e distorcidos podem tornar as pessoas 'sinceramente' erradas, levando-as a caminhos perigosos que poderão comprometer não apenas esta vida como a vida eterna.
Um exemplo dessa questão é a história da vida do apóstolo Paulo. Sincero e zeloso na sua fé, transformou-se num atroz perseguidor dos cristãos. Mas, assim que lhe foi despertada a consciência para a realidade, reconheceu que estava sinceramente errado e, destemidamente posicionou-se ao lado da verdade. Isto custou-lhe sofrimentos, perseguições e problemas de toda a espécie. No entanto, varonilmente postou-se ao lado da verdade e da justiça de Cristo. Na vida de Paulo reconhecemos um princípio da verdadeira sinceridade. Ela é dinâmica e não estática. Como escreveu Salomão: "A justiça do íntegro [sincero, noutra versão) endireita o seu caminho." Provérbios 11:5