quinta-feira, 17 de novembro de 2011

AS 7 COISAS QUE DEUS DETESTA

17 de Novembro

"Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina." Provérbios 6:16

O livro de Provérbios, escrito por Salomão, rei de Israel, é uma fonte inesgotável de sabedoria. Aliás, foi durante o reinado de Salomão que Israel atingiu o auge do seu domínio e glória. Embora o maior empreendimento de Salomão tenha sido a construção do templo de Jerusalém, são os seus famosos provérbios que ultrapassaram os seus dias, atravessaram os séculos e chegaram até nós como mensagens contendo conselhos sábios, úteis e sempre actuais.
Vamos considerar, como ilustração do que acabo de afirmar, as palavras que se encontram em Provérbios 6:16-19. Leio na versão Linguagem de Hoje e vou colocar em destaque cada uma das sete coisas que Deus detesta, a fim de que sejam lidas pausadamente e com meditação:
"Existem sete coisas que o Deus Eterno detesta, que não pode tolerar:
O olhar orgulhoso,
A língua mentirosa,
Mãos que matam gente inocente,
A mente que faz planos perversos,
Pés que se apressam para fazer o mal,
A testemunha falsa que diz mentiras
E a pessoa que provoca brigas entre amigos."
Foi Deus quem inspirou Salomão a escrever essas palavras e também foi Ele quem as preservou ao longo dos séculos para que chegassem com toda a sua força até nós.
Deus, que é omnipotente e santo, não tolera que nós, criaturas, sejamos orgulhosos; ou que utilizemos a mentira, sejam quais forem os propósitos ou objectivos; que lancemos mão da força ou da violência contra o nosso próximo; que façamos uso indevido do dom do raciocínio para maquinar o mal; e, conforme diz a versão Almeida, Deus abomina os que "proferem mentiras e semeiam contendas entre irmãos".
Ah! Como o mundo, as nações, a sociedade, a igreja e as famílias em geral seriam bem melhores se esses sete pontos fossem observados por todos!