terça-feira, 8 de novembro de 2011

SANSÃO

8 de Novembro

"Sansão clamou ao Senhor e disse: Senhor Deus, peço-Te que Te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos." Juízes 16:28

Embora nascido numa família comum do povo de Israel, Sansão tinha sido escolhido por Deus para ser uma espécie de juiz do Seu povo. Era um nazireu, ou seja, uma pessoa dedicada a Deus desde o seu nascimento. Por isso, a sua educação e alimentação foram muito especiais. Foi dotado de força física prodigiosa, o que lhe tem valido a fama de ter sido um dos homens mais fortes que o mundo já conheceu.
Entretanto, esse homem forte no físico, não se revelou tão forte no carácter e na sua vida moral e espiritual durante uma boa parte do tempo. Desviou-se do caminho do bem e seguiu exactamente em direcção oposta àquilo que Deus esperava dele.
Deus tinha-lhe dado força e prosperidade. Mas Sansão, em vez de reconhecer humildemente que tinha recebido aquela bênção dos Céus, encheu-se de orgulho e vaidade, e pensou que pelas suas próprias forças e inteligência resolveria todos os seus problemas e os do seu povo.
Por causa da sua infidelidade progressiva deixou-se dominar por vis paixões, permitindo que estas suplantassem a sua lealdade a Deus. Resultado: acabou por perder a graça divina. Perdeu a força; perdeu a liberdade; tornou-se escravo dos seus inimigos; perdeu a vista quando os seus olhos foram vazados e, por fim, perdeu toda a sua dignidade.
Mas foi na humilhação e na escuridão da sua cegueira que Sansão pôde ver que há um Deus que não nos abandona, mesmo quando nos afastamos d'Ele. Arrependido, humilhado e sem nenhuma outra esperança humana, voltou-se para Deus e Deus aceitou-o carinhosamente.
Quão lindo é lermos Hebreus 11:32. Sansão é mencionado entre os heróis da fé, juntamente com Gideão, Baraque, David, etc ... A sua experiência mostra-nos que não existe precipício moral tão profundo, nem lugar tão distante ou escuro, em que a mão amorosa de Deus não possa alcançar um pecador arrependido.