domingo, 30 de outubro de 2011

QUEM TEM O FILHO TEM A VIDA

30 de Outubro

"Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:12

Desde que os nossos primeiros pais caíram em pecado, o sofrimento tem sido um companheiro constante da humanidade. Nascemos a chorar e morremos a gemer. É claro que ao longo da vida temos inúmeros momentos de alegria e bem-estar. Entretanto, o facto inexorável e a coisa mais certa que temos, é aquela palavra que nos horroriza e a que chamamos morte.
Dor, sofrimento e morte, eis aí coisas que gostaríamos de descartar da nossa experiência. Mas, na actual contingência em que vivemos, não temos forma de o fazer. Assim, se a nossa vida é limitada e se no tempo em que vivemos ainda estamos sujeitos aos sofrimentos e tristezas, alguns questionam: "Então, porquê viver?"
Permita-me dizer-lhe que, em quaisquer circunstâncias, compensa e é bom viver. A vida que aqui vivemos, embora curta e cheia de obstáculos, deve ser encarada como sendo a grande e única oportunidade de conseguirmos a garantia de uma outra vida. Não uma vida efémera marcada por tristezas, dores e infelicidade, não! Refiro-me a uma vida eterna. Uma vida em que a eterna juventude, cercada de completa saúde e plena felicidade, será companheira constante de toda a humanidade.
Os seres humanos, quando envolvidos nos seus próprios raciocínios e encastelados nas suas filosofias, são levados, muitas vezes, a desprezar Deus e a menosprezar o sacrifício que Jesus fez no Calvário. Colocam-se num pedestal, pensando ser importante ter algum poder. Entretanto, quando perante uma doença alguém se vê forçado a permanecer numa cama de hospital, vendo que os limites da sua esperança são as paredes e o tecto do seu quarto, então, pelos olhos da fé, pode descobrir que só há um Salvador que pode dar-nos a esperança de uma nova vida.
Como é bom saber que a nossa esperança não é fugaz e efémera como as bolas de sabão. Embora sustentada pela fé, que alguns pensam ser uma coisa abstracta, ela é firme e inabalável como uma rocha, pois é garantida pelo Deus criador de todo o Universo. Por isso, o apóstolo João diz: "Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:12. Alegremo-nos e confiemos em Jesus, Ele é a nossa certeza de vida eterna!