sábado, 22 de outubro de 2011

A LÍNGUA É FOGO

22 de Outubro

"Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo." Tiago 3:5, 6

Muito cedo na vida constatei a veracidade destas palavras de Tiago. Tinha os meus catorze anos e andava a estudar no IASP, onde, embora distante do lar, a vida era intensa e agradável. Certo dia, no meio das actividades normais da tarde, ouvimos um grito desesperado clamando por socorro: "Fogo! Fogo! Fogo!"
Alguém, distraidamente, tinha despejado um pouco de cinza junto à relva perto da cozinha do colégio. Porém, no meio da cinza havia brasas ainda vivas. Foi tudo uma questão de minutos. A brisa que soprava avivou as brasas; estas transformaram-se em chamas na erva seca e, num instante, o fogo alastrou.
Com o calor do fogo, o ar movimentava-se fazendo com que as chamas ganhassem cada vez mais velocidade para queimar a erva e até as árvores. Munimo-nos de galhos com folhas verdes para abafar o fogo; porém, achávamo-nos totalmente impotentes. Foi quando um professor disse: vamos deixar o fogo arder. Ali na frente aquela pequena estrada vai segurar o fogo." Assim, todos concordámos em parar os esforços.
Ficámos a contemplar o terrível espectáculo à distância. Mas quando o fogo chegou na estrada tivémos uma grande decepção. O vento soprava de forma irregular, de um lado para o outro, e, de repente, formou um redemoinho que levantou um grande monte de erva em chamas, atirando-a para o outro lado da estrada. Então agimos rapidamente e sufocámos o fogo que não mais se alastrou.
É exactamente isto que acontece quando as pessoas usam a língua de forma inadequada. Ateiam fogo em ambientes com mexericos e maledicências, perturbam a sociedade e, às vezes, causam prejuízos irreparáveis ao destruírem vidas. Mesmo a alegação de que estão a dizer a verdade não justifica o facto de se espalharem más notícias. Esta acção é sempre inspirada e motivada pelo inimigo que deseja estragar vidas, perturbar ambientes e distorcer a imagem que o homem deveria ter de Deus. Cuidemos, pois, para não sermos úteis a essa causa tão inglória!
É muito sábio o conselho dado por Tiago: "Todo o homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19. Que Deus nos ajude a usarmos o dom da comunicação unicamente para edificar e salvar.