quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A ALEGRIA DA VITÓRIA NA PROVAÇÃO

20 de Outubro

"Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam." Tiago 1:12


Tiago diz que os que são tentados, ou provados, são bem-aventurados, felizes. Isto não quer dizer que o cristão é um masoquista que tem prazer e alegria no sofrimento. O que ele quer dizer é que o cristão que passa incólume pela experiência das provas e tentações, sendo um vitorioso, tem a sua fé robustecida e revitalizada. É a experiência da vitória e não a tentação que lhe traz alegria e bem-estar.
Uma ilustração muito apropriada é a alegria que nos traz o brilho fulgurante do Sol após uma terrível tempestade. As nuvens escureceram o céu, os ventos sopraram, os trovões soaram forte, os ameaçadores raios cruzaram o céu, a chuva foi torrencial; mas, depois de tudo isso, voltaram a calma e a paz. O brilho do Sol trouxe de volta a segurança, o bem-estar e a alegria.
Há um detalhe curioso que Tiago apresenta no verso 14: "Cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz."
O tentador faz tudo para nos induzir à tentação exactamente através dos pontos mais fracos e vulneráveis que temos. Ele induz-nos à tentação através daquilo que nos atrai, ou seja, de acordo com a preferência de cada um. O tentador prepara pratos especiais conforme o gosto da pessoa que é o alvo da tentação. E como ele diversifica o seu cardápio! Para uma pessoa é a vaidade; para outra é o sensualismo, para outra são os bens ou o dinheiro. Então a lista pode ser acrescida por coisas como o orgulho, os desportos apaixonantes, os jogos de azar, as bebidas alcoólicas, as drogas; e a lista poderia ser estendida muito mais ainda.
Como nos alegra o coração a certeza que nos chega do apóstolo Paulo, quando, referindo-se à união íntima que devemos manter com Cristo, ele diz em Romanos 8:35 e 37: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" E, então, Paulo dá-nos a fórmula da vitória: "Em todas estas coisas, porém, somos mais do que vencedores, por meio d'Aquele que nos amou."
Sozinhos não temos condições para enfrentar as provações, mas com Jesus temos forças para as suportar e vencer. Essa é a nossa alegria!