quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DO POUCO JESUS FAZ MUITO

19 de Outubro

"Tomando Ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes." Marcos 6:41

Aquela ávida multidão de milhares de pessoas ouvia Jesus com atenção. Quando solicitado a despedir o povo, para cada um procurar o seu alimento, Jesus disse aos Seus discípulos: "Dai-lhes vós de comer."
Não tendo dinheiro suficiente para comprar pão para todos, os discípulos saíram à procura de alguma coisa de comer. André apresentou-se diante de Jesus e disse: 'Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?' Jesus ordenou que os mesmos Lhe fossem trazidos. Pediu então aos discípulos que mandassem o povo sentar-se na relva, em grupos de cinquenta ou de cem, para manter a ordem, e todos poderem ver o que Ele estava para realizar. Feito isto, Jesus pegou nos alimentos, "e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos Seus discípulos para os porem diante da multidão.' E comeram todos, e ficaram fartos, e levantaram doze cestos de pedaços de pão e de peixe.'" - O Desejado de Todas as Nações, pág. 365.
O primeiro ponto desta história que salta aos nossos olhos é que, quando nos envolvemos fazendo a nossa parte para ajudar os outros, o pouco que temos ou fazemos, Jesus pode transformar em muito. Ele providencia não só o suficiente, mas também faz sobejar. Tenho notado isto em muitas experiências vividas e acompanhadas na vida de outros.
A segunda lição que aprendemos é a da ordem. Que quadro bonito! Todos sentados em grupos de cem ou cinquenta, aguardando o peixe. Jesus partia e repartia o alimento, dava-o aos discípulos, e estes distribuíam para todos. Assim, todos participaram e se envolveram.
Jesus ensinou outra memorável lição quando todos já estavam fartos. Ele disse: "Recolhei os pedaços que sobejaram para que nada se perca." Essas palavras significam mais do que pôr o pão nos cestos. A lição era dupla. Coisa alguma se deve perder. Não devemos deixar escapar nenhuma vantagem temporal. Não devemos negligenciar nada que possa beneficiar um ser humano." - Ibidem, pág. 368.
Com que alegria tantas famílias necessitadas puderam levar consigo um pouco daquele alimento, e ao dá-lo aos seus queridos em casa, puderam dizer: "Esta comida foi abençoada por Jesus."