domingo, 16 de outubro de 2011

O ALIMENTO IDEAL

16 de Outubro

"E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície da terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Génesis 1:29

Certa ocasião, ao empreender uma viagem, sentei-me ao lado de um cavalheiro com quem desenvolvi um agradável diálogo. A certa altura a conversa derivou para o campo da saúde. Então tive a oportunidade de lhe dizer como me admirava ao estudar a Bíblia, encontrar nela lições tão preciosas para o benefício da nossa saúde e do nosso físico.
Mencionei como Deus foi sábio ao estabelecer como base alimentar do ser humano, desde o princípio, as ervas e as frutas, conforme está escrito em Génesis 1:29: "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado ervas que dão semente e se acham na superfície da terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." Isto indica que a alimentação cárnea só teria sido permitida muito tempo depois, após o dilúvio. Entretanto, para o benefício da saúde do Seu povo, Deus recomendou que se abstivessem do uso de certos animais que Ele classificou como imundos ou impuros. (Levítico 11 e Deuteronómio 14).
Nesta altura o meu companheiro de viagem disse: "Ora, isso foi para aquele tempo antigo. Hoje essas recomendações já não valem." A observação daquele cavalheiro não foi surpresa para mim, pois, ao longo da minha vida, tenho encontrado muitas pessoas que pensam e agem dessa maneira. Pergunto: Será que as orientações de saúde vindas da parte de Deus no passado já não servem para nós nos dias de hoje?
O grande facto é que hoje a ciência médica continua a comprovar que Deus tem sempre razão. Todos os animais que não foram recomendados como apropriados para a alimentação, como é o caso do porco, dos peixes sem escamas, e mariscos, são classificados pela ciência como 'perigosos'. Por isso, os que seguem as orientações divinas nunca têm a perder, pelo contrário, só têm vantagens. Mesmo nos casos em que não haja comprovação de que este ou aquele tipo de animal poderia ser um bom alimento, é sempre melhor ficar com o que Deus pede do que questionar. Isto também é uma questão de fé e confiança n'Ele.