sábado, 15 de outubro de 2011

A CORTESIA CRISTÃ

15 de Outubro

"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12

Vivemos dias em que presenciamos alguns paradoxos no comportamento humano. Vejamos, por exemplo, a questão da cortesia. Creio que nunca se deu tanto valor à cortesia e, por outro lado, nunca ela foi tão aviltada como nos nossos dias. Pratica-se a cortesia formal nas empresas e no comércio como fórmula indispensável ao sucesso pessoal e aos negócios das empresas. No entanto, desrespeitam-se as mais elementares regras da cortesia quando as pessoas estão nos seus lares, andando na rua, nos transportes, no trânsito, nos lugares públicos e nos grandes eventos.
Quando as pessoas se encontram em grandes ajuntamentos, tendem a revelar o seu verdadeiro carácter. Muitos, deixando de lado os bons princípios da cortesia, agem de uma forma que jamais agiriam se estivessem a ser vistas isoladamente. Isto costuma ocorrer tanto nos grandes eventos desportivos, greves e movimentos sociais, bem como nas grandes reuniões religiosas que qualquer igreja promove.
A origem da palavra cortês, ou cortesia, é simples e bonita. Em tempos passados os camponeses, por causa da dura vida que levavam eram rudes e simples, enquanto os nobres das cortes eram requintados, finos e cerimoniosos no trato com as pessoas. Por isso, a palavra cortesia, como diz o dicionário, passou a significar: Educação; propriedade do que é cortês; maneiras do homem cortês; delicadeza; nobreza; urbanidade.
Levando em conta a origem da palavra cortesia, podemos inferir que nos dias actuais as pessoas de carácter nobre continuam a praticá-la. E fazem-no não apenas para o crescimento profissional, mas por uma questão de formação de carácter; carácter que rege a sua conduta nos seus relacionamentos, no lar, no trabalho, na igreja ou em qualquer lugar.
O autêntico cristão não precisa de ter sangue azul para ser cortês e educado. Vive a cortesia porque o sangue de Jesus transformou a sua vida, e a regra áurea proposta e ensinada pelo seu Mestre é um lema constante na sua conduta. Assim, todas as boas acções que ele espera receber da parte dos outros, ele mesmo as pratica em favor daqueles com quem entra em contacto. O cristão é cortês e educado sempre e em todos os lugares.