terça-feira, 18 de outubro de 2011

DAI-LHES VÓS DE COMER

18 de Outubro

"Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e padeceu-Se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas." Marcos 6:34

A cena foi demasiado impressionante. O relato bíblico diz que quando Jesus contemplou a multidão, a Sua primeira reacção foi mover-Se de íntima compaixao. Viu-os como se fossem ovelhas que não têm pastor. Essa expressão traz consigo uma conotação muito profunda. A figura do pastor era muito comum e familiar para eles. O pastor representava tudo para o rebanho. Protegia as ovelhas dos ataques dos animais bravios; conduzia o rebanho para as pastagens verdejantes e às fontes de águas cristalinas. E nas horas diurnas ou nocturnas mantinha o rebanho unido e em segurança para o descanso.
E quando Jesus disse que via aquele povo como ovelhas sem pastor, tanto queria dizer que lhes faltava uma firme e boa liderança religiosa, como também uma equilibrada e honesta liderança civil.
Viviam sob o domínio romano. As autoridades civis dos próprios israelitas aproveitavam-se dos seus postos para enriquecerem à custa dos impostos e contribuições do seu povo, sem se preocuparem em retribuir com benefícios sociais. Por outro lado, no terreno religioso, os levitas, sacerdotes e doutores da lei transformaram a religião, que deveria ser para eles uma fonte de felicidade e alegria, em pesadíssimos fardos de múltiplas exigências.
Aqueles que deveriam ser o auxílio e apoio para a população, tornaram-se os seus exactores. Colocavam-lhes fardos e tributos e nenhuma orientação segura de vida. Por isso Jesus disse que eram ovelhas sem pastor. Eram tão ávidos de conhecimento que, embevecidos por receber a largos sorvos os ensinos de Jesus, não se aperceberam de que as horas se tinham passado e que precisavam de cuidar também do corpo através da alimentação. Tendo já passada a hora da refeição, os discípulos sugeriram a Jesus que despedisse a multidão, pois todos estavam com fome. Foi então que Jesus lhes disse: "Dai-lhes vós de comer."
É fácil despedir o necessitado para que se vá e resolva por conta própria o seu problema, ou dizer que as autoridades, o governo ou a igreja é que deveriam resolver essas questões sociais. Mas Jesus disse aos discípulos, e diz-nos a nós também: "Dai-lhes vós de comer!".