segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A OMNISCIÊNCIA DIVINA

17 de Outubro

"Diante de Ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do Teu rosto, os nossos pecados ocultos." Salmo 90:8

A omnisciência divina talvez seja uma dessas coisas que poderíamos dizer que são das mais maravilhosas e lindas para alguns; mas ao mesmo tempo, das mais terríveis para outros. Deus conhece tudo. Conhece as nossas tristezas, dores e mágoas. Conhece os mais profundos desejos do nosso coração. Deus conhece até aquelas coisas que não ousamos sequer revelar aos nossos mais íntimos amigos, mas que acalentamos carinhosamente no fundo da alma.
E o importante é que Ele não apenas conhece tudo, mas está atento, acompanhando com muito carinho e amor todas as nossas acções. Ele tem interesse em ver se os nossos actos estão a ser coerentes com os desejos e anseios que temos proposto diante d'Ele.
Ao reconhecer esse acompanhamento carinhoso de Deus para com os Seus filhos, o salmista David diz: "Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio e fortaleza, de geração em geração." Salmo 90:l.
Quão maravilhoso e confortador é saber e sentir que esse Deus que tudo vê e conhece é o nosso refúgio e fortaleza, não é verdade? No entanto, é no reverso da moeda que tudo se modifica. David revela-nos quando a omnisciência divina passa a ser algo preocupante e terrível para nós. Ele diz: "Diante de Ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do Teu rosto, os nossos pecados ocultos." Salmo 90:8.
Deus conhece tudo. Até as coisas que praticamos às escondidas e que pensamos que ninguém viu. Luzes apagadas e portas fechadas não são obstáculos para o escrutínio dos Seus olhos. Ele vê e conhece tudo! Mas Ele não utiliza a Sua omnisciência como se fosse um fiscal com um chicote na mão, pronto para castigar os que erram. Não! Ele é longânimo e está sempre pronto a perdoar aos que, arrependidos, suplicarem por perdão e ajuda para um novo início.
João, o discípulo do amor, escreveu: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça." I Joao 1:9. Alegremo-nos! Deus conhece tudo a nosso respeito e está desejoso de nos ajudar em todas as nossas necessidades.