sexta-feira, 21 de outubro de 2011

QUERO, FICA LIMPO

21 de Outubro

"Ora, descendo Ele do monte, grandes multidões O seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-O, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra." Mateus 8:1-3

Este relato simples e objectivo, traz-nos uma pequena história com uma grande lição. Nos dias de Jesus, os judeus consideravam o mal de Hansen, a lepra, como o juízo de Deus para os pecadores. Por isso era também chamada: "o açoite" ou "o dedo de Deus".
Como naquele tempo a lepra era praticamente incurável, levando as pessoas a sofrerem até à morte, passou a ser o símbolo do pecado. Por isso, os leprosos eram declarados imundos. Ninguém poderia tocar-lhes, e tudo o que porventura viessem a tocar seria considerado imundo.
O leproso era separado da família e da sociedade. Era condenado a passar o resto da vida a conviver unicamente com outros que sofriam do mesmo mal.
Longe dos parentes e amigos, o leproso ainda carregava sobre os ombros uma terrível responsabilidade. Se alguém se aproximasse dele, era obrigado a fazer soar o alarme da advertência: "Impuro, Impuro!" Agora, você pode entender um pouco o turbilhão de pensamentos que invadiu o coração daquele leproso quando teve a oportunidade de estar próximo de Jesus. Primeiro adorou-O, demonstrando reconhecer ser Ele o Filho de Deus. Depois, sem nenhum rodeio, apresentou-Lhe o pedido: "Senhor, se quiseres podes purificar-me." A resposta veio pronta e imediatamente. Jesus disse-lhe: "Quero, fica limpo." E, imediatamente, ele ficou purificado da lepra.
Quão bom é sabermos que Jesus tem essa tão amável disposição para nos ouvir nas nossas angústias.
Pode acontecer que quando pedirmos bençãos materiais e físicas, nem sempre as recebamos como pedimos, porque Deus sabe sempre o que é melhor para cada um de nós. Mas quando, em agonia, Lhe pedimos que nos livre da lepra do pecado, Ele imediatamente nos atende. Essa foi a missão que Deus, o Pai, Lhe confiou e que Ele desempenha com muito amor. É a vontade de Jesus limpar-nos do pecado e tornar-nos Seus filhos, habilitando-nos a viver na nossa comunidade uma vida limpa.