quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O MEL

26 de Outubro

"Filho meu, saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar." Provérbios 24:13

Um dos maravilhosos produtos da Natureza é o mel. Desde tempos imemoriais que o homem tem usado esse produto como alimento. O mel é mencionado muitas vezes na Bíblia, e está ligado à história da vida de alguns dos seus importantes personagens, como David e João Baptista. Todas as vezes que o mel é mencionado vem com a conotação de um bom alimento e de agradável paladar. Por certo, pode até existir alguém que não goste de mel; no entanto, não me recordo de ter conhecido uma única pessoa que tenha dito não gostar desse agradável produto das abelhas.
É interessante notar que o mel, além das suas qualidades alimentícias, ainda é popularmente utilizado como auxiliar no tratamento de diversas doenças respiratórias. Foi por isso que o sábio Salomão nos deixou estas paternais palavras, que hoje escolhemos para a nossa meditação: "Filho saboreia o mel, porque é saudável, e o favo, porque é doce ao teu paladar."
O salmista David, ao compreender tudo o que o mel representa para nós, tanto no seu sabor como na sua utilidade, compara-o muito, a propósito, à Palavra de Deus: "Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca." Salmo 119:103.
A Palavra de Deus é como o mel. Só não gostam dela aqueles que não a experimentaram. A Bíblia é o mais precioso alimento para a nossa alma - nutre a nossa fé, fortalece a nossa esperança e robustece os nossos músculos espirituais para termos forças na luta renhida contra as potências do mal.
Assim como o mel tende a expelir do seu meio as impurezas, que porventura nele caírem, assim também a Palavra de Deus expulsa do coração humano o pecado, e é um remédio poderoso para ajudar a cura e cicatrização das suas feridas. Por isso, o salmista exclamou: "Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti." Salmo 119:11.
Para ser agradável e bom para a saúde, o mel precisa de ser usado com sabedoria e equilíbrio, senão pode tornar-se enjoativo. Delicie-se bem na leitura da Palavra de Deus com equilíbrio e sensatez, jamais com fanatismo. Revigore a sua alma cada dia com dosagens agradáveis da Bíblia, e a sua alma ficará satisfeita e forte!