terça-feira, 25 de outubro de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO

25 de Outubro

"Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo." Efésios 6:10, 11

Há algum tempo, ao visitar a cidade de Londres, tive o privilégio de conhecer a famosa Torre de Londres, localizada na margem do Tamisa. Na realidade, a Torre de Londres hoje não é mais do que um museu onde se preserva uma parte significativa da história do Império Britânico. Embora tenha visto ali muitas coisas interessantes, hoje menciono unicamente o sector onde estavam expostas as antigas armaduras usadas pelos soldados.
Eram peças pesadas que serviam para proteger os seus corpos nas lutas. O elmo ou capacete protegia a cabeça; a couraça que o soldado usava sobre o peito protegia o coração. Havia ainda as peças que protegiam os braços, as pernas, e até sapatos especiais de metal eram feitos para os pés. Mas tudo aquilo ainda não era suficiente para um soldado. Os guerreiros destros ostentavam no braço esquerdo um escudo usado para rebater os dardos lançados pelos seus inimigos. Assim, tinham a mão direita livre para manejar a espada ou a lança, peças muito importantes que serviam tanto como arma de defesa como de ataque.
Foram essas antigas armaduras que serviram de inspiração para o apóstolo Paulo fazer uma comparação sobre a armadura que o cristão precisa de ter para se defender e ser vitorioso na luta contra o mal. É em Efésios 6:10-18 que ele faz esse registo. Paulo inicia dizendo que o cristão se deve cingir com a verdade. Não existe nada melhor para combater o erro e o mal do que a verdade. E então ele recomenda a justiça como couraça protectora. Justiça que nos leva à prática de actos em inteira conformidade com a vontade d'Aquele que é justo por excelência.
Paulo menciona que o evangelho da paz deve ser levado pelos pés do soldado de Cristo, e que o seu escudo deve ser a fé que intercepta e apaga os dardos inflamados do inimigo. A ideia da salvação é o que deve levado na cabeça em todos os momentos. E a arma de defesa e de ataque é a espada do Espírito - a Palavra de Deus. Por fim, Paulo apresenta a oração como uma importantíssima arma na luta contra o mal. Toda essa armadura está à nossa inteira disposição: verdade, justiça, fé e oração.
Valha-se delas e ... o sucesso será seu!