segunda-feira, 24 de outubro de 2011

COMO ACHAR O CONHECIMENTO DE DEUS

24 de Outubro

"E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus." Provérbios 2:3-5

Há certas coisas comuns na vida que acabam por despertar na nossa mente ideias e lições preciosas e inesquecíveis. Um dia destes, estava a pôr em ordem os livros e papéis na minha pasta, e quando já parecia que estava totalmente cheia, lembrei-me de que ali deveria também pôr o telemóvel. Mas onde colocá-lo? Só havia um pequeno espaço em cima da Bíblia. Foi quando me recordei de que tinha aprendido com os meus pais que, por respeito, nunca deveria pôr nada em cima da Bíblia.
Então veio à minha mente a lembrança de que o telefone da fé é a oração, através da qual nos comunicamos com Deus. O telemóvel colocado naquele cantinho em cima da Bíblia e bem no alto da pasta dizia-me que ao pegar na Bíblia, antes de a ler, deveria fazer uso do telefone da fé, para pedir a Deus orientação para a leitura.
Ah! Como isto é importante! Quando tomamos a Bíblia nas nossas mãos e a lemos de forma ligeira, comportamo-nos como um garimpeiro que, na escuridão das profundezas de um rio, vai procurar as pedras preciosas no meio dos cascalhos. Ele pode chegar até a ter grandes e muitas pepitas nas mãos, mas não vai poder discerni-las, pois não vai vê-las. De nada adianta o garimpeiro criticar a escuridão, a profundidade das águas, etc... Sem luz não vai encontrar nada. Sem medo de errar, diria que esse é o problema de milhares de pessoas que têm a Bíblia à mão e que a lêem, mas não conseguem encontrar nela as jóias preciosas da verdade e da salvação. Falta-lhes a luz da orientação divina.
Para sermos guiados e orientados por Deus na leitura da Bíblia, precisamos primeiro de abrir o coração diante de Deus em oração e pedir-Lhe que nos dê sabedoria e entendimento. Vamos deixar que Ele nos fale, sem desejar forçar a Bíblia a dizer aquilo que nós queremos. A Bíblia contém as jóias preciosas do plano de Deus. Vamos abrir o coração e deixar que Deus fale à nossa alma e nos mostre a grandeza do Seu amor, e nos oriente quanto ao caminho que devemos seguir. Depois, é só obedecer e encontrar a paz que Ele oferece aos que andam na Sua luz.