sábado, 29 de outubro de 2011

OS AMIGOS DE JESUS TAMBÉM SOFREM

29 de Outubro

"Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas." João 11:3

A experiência vivida pela família de Lázaro é uma clara ilustração de tudo o que envolve tanto o nosso amor para com Jesus, como o Seu amor para connosco. Na meditação de hoje desejamos apenas apontar para algumas avenidas de entendimento desse assunto, certos de que, tanto estas como outras mais, poderão ser exploradas com mais profundidade.
Muitos há que se enganam ao estabelecerem para esta vida terrena o alvo da bênção de ter Jesus como o nosso Amigo e Salvador. Confundem a vida presente, que é problemática e passageira, com a futura, que será eterna e feliz através de Jesus.
Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, não recebemos nenhuma apólice de seguro de sauúe e de protecção contra os resultados do pecado neste mundo. Por isso, todos os cristãos também estão sujeitos, aos acidentes, às doenças e até à morte. Todavia, é gratificante notificar que, ao aceitarmos Cristo e n'Ele permanecermos, Deus nos concede a apólice de seguro da vida eterna, com todas as garantias. Essa apólice vem autenticada pelo sangue do próprio Autor da Vida, Jesus Cristo. Foi Ele quem afirmou: "Quem crê em Mim tem a vida eterna." João 6:47.
Lázaro e as suas irmãs, Maria e Marta, moravam em Betânia, pequena cidade perto de Jerusalém. Vários acontecimentos relatados nos Evangelhos evidenciam que eles eram amigos de Jesus e que Ele tinha muita alegria em desfrutar essa amizade e com eles estar em sua casa. A dura experiência pela qual passaram, com a doença e a morte de Lázaro mostra-nos que os amigos de Jesus também sofrem e podem passar difíceis provações.
Nos curtos diálogos mantidos com Jesus na Sua chegada a Betânia, Maria e Marta mostraram que elas criam em dois pontos muito importantes da fé cristã. Marta demonstrou que cria na ressurreição: "Declarou-lhe Jesus: 'Teu irmão há-de ressurgir'. 'Eu sei, replicou Marta, que há-de ressurgir na ressurreição, no último dia.'" João 11:23, 24.
E, "quando Maria chegou ao lugar em que estava Jesus, ao vê-l'O, lançou-se-Lhe aos pés, dizendo: 'Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.'" Verso 32.
Maria cria que quando temos problemas podemos solicitar a ajuda de Jesus; e o atender ou não fica sob a Sua vontade, que sempre sabe o que é melhor para nós.