sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CONHECE O SEU CORAÇÃO?

28 de Outubro

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." Salmo 139:23, 24

Conhece o seu coração? Conhece mesmo? Tem conhecimento pleno de como age e reage nas situações mais variadas do seu dia-a-dia? Refiro-me também às nossas acções e reacções, de maneira muito especial, com as pessoas com quem convivemos com total liberdade. Sabemos que, com os estranhos e no trabalho, costumamos ser formais, corteses e bem-educados. No entanto, é no relacionamento informal, especialmente no lar com o cônjuge e com os filhos, que nos despimos da nossa capa de formalidade e da cortesia de verniz, para sermos quem realmente somos.
Conhece o seu coração?
A primeira coisa que precisaríamos de fazer antes de responder a essa pergunta seria dar um mergulho fundo no poço da nossa própria consciência, e tirar dali a lembrança das acções e reacções que tivemos nos últimos dias no relacionamento com os nossos familiares mais próximos. Pegaríamos nos factos ocorridos e iríamos analisá-los, colocando-nos sempre na posição da outra pessoa, para ver se teríamos a capacidade de sentir o que ela sentiu e perceber se agimos da melhor maneira.
Nesta altura sei que deve estar a pensar e a dizer: "Fazer isso não é fácil!" Concordo plenamente que fazer essa auto-análise é difícil. Por natureza somos propensos a cercarmo-nos de justificativas e comiserações.
Tendemos sempre a pensar que somos os certos, os justos e os únicos que estão com a razão. É o velho e conhecido egoísmo que emerge a todo o instante lá do fundo do coração. O profeta Jeremias reconheceu esse problema que dominou a raça humana desde que entrou o pecado no mundo, e com palavras bem precisas disse: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Jeremias 17:9.
Mas o certo mesmo é despirmo-nos de toda a vaidade humana e, como o salmista David, clamar a Deus: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."