quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GUARDA NOS LÁBIOS

27 de Outubro

"Senhor, a Ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os Teus ouvidos à minha voz quando Te invoco. .... Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios." Salmo 141:1, 3

Na versão bíblica que estamos a usar, o Salmo 141 tem o título de "Oração Vespertina por Santificação e Protecção", e a ilustração empregue por David é bastante forte. Traz à lembrança ambientes em que há perversidade e violência. Em face do perigo que campeia, torna-se necessário que aqueles que desejam viver em paz e protegidos mantenham um forte sistema de segurança à porta da casa ou do estabelecimento.
Os guardas na porta de uma casa, banco ou qualquer estabelecimento, têm como responsabilidade vigiar a chegada das pessoas e seleccionar aquelas que poderão entrar. Deverão também detectar os que, porventura, vierem com más intenções, às vezes até armados.
Mas o pedido do salmista David aparece de forma invertida. O perigo não vem de fora, mas pode sair de dentro. Por isso, ele pede a protecção divina para que a sua boca e os seus lábios sejam vigiados.
Convenhamos, o salmista David tinha razão ao solicitar ajuda divina para o controlo das suas palavras. Aliás, essa questão é também válida para qualquer um de nós em todos os ambientes em que estivermos. No lar, no trabalho e na amizade é muito importante termos o controlo das nossas palavras.
Falar é muito fácil. Difícil é falar com propriedade e coerência. Falar com nobreza, distinção e altruísmo, tendo em vista a harmonia, a paz, a edificação, o crescimento e o entendimento das pessoas, isto sim é uma arte!
Esta questão é tão importante que Jesus chegou a dizer que o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai (Mateus 15:11). Claro que Jesus não Se está a referir aqui aos alimentos, mas às palavras, àquilo que procede do coração. De uma fonte pura emana água pura. De um coração limpo procedem palavras boas.
Quão bom seria adoptarmos o costume de pedir a ajuda de Deus para termos um coração puro e bons guardas nos lábios, para só proferirmos palavras nobres, edificantes e que promovam a paz e o entendimento!