sábado, 5 de novembro de 2011

NO SÁBADO NÃO CAÍA PÃO DO CÉU

5 de Novembro

"Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que Eu ponha à prova se anda na Minha lei ou não." Êxodo 16:4

Ontem abordámos um pouco o assunto dos milagres. Hoje resolvi trazer algumas considerações sobre o milagre do maná e as preciosas lições que poderemos auferir dessa experiência vivida pelo povo de Israel. Com mão forte e poderosa, operando maravilhas, Deus tinha tirado o Seu povo do cativeiro egípcio, e agora guiava-os em segurança rumo à terra prometida.
A Bíblia diz-nos que aquele povo era composto por 600 mil homens, mais as mulheres e as crianças; isto sem contar o gado que os acompanhava. Já imaginou onde arranjariam comida para todo esse povo?
Mas quando Deus nos dirige por um caminho, não temos com que nos preocupar. Ele cuida de cada um de nós como se fôssemos a única pessoa do Universo. Foi assim com o Seu povo. E enquanto precisaram, todas as manhãs os campos amanheceram cobertos do pão que caía do céu, o maná.
A outra lição que Deus levou ao Seu povo foi a da obediência. Durante o cativeiro, muitos dos Seus filhos tinham-se esquecido de reconhecer Deus como Soberano Criador de todo o Universo. Aos poucos eles foram deixando de lado a prática de descansar no dia de Sábado, conforme Deus ordenara no princípio e o confirmara na Sua lei moral. Deus então notificou o Seu povo de que na Sexta-feira todos deveriam colher o maná em dobro, pois no Sábado não haveria maná no campo.
O relato bíblico diz que uns poucos, que não atenderam à orientação divina, ficaram surpreendidos, pois no Sábado não encontraram nada no campo. Que lição para a nossa vida! Há ocasiões em que pensamos que podemos agir como queremos ou como achamos ser mais conveniente. No entanto, Deus espera unicamente que sejamos obedientes àquilo que Ele nos pede, "e o mais Ele fará". Salmo 37:5.
O maná representava a manutenção da vida para o povo de Deus. Assim, também nós precisamos todos os dias de ter Jesus, o Pão da vida, como o nosso alimento espiritual e as bençãos nos virão de obedecermos à Sua Palavra.