quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A PURIFICAÇÃO DO CORPO E DA ALMA

3 de Novembro

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra." Salmo 119:9

Ao lermos o Antigo Testamento, e especialmente o livro de Levítico, encontramos muitas recomendações, ou leis, que Deus inspirou Moisés a estabelecer para o Seu povo. Aquelas leis tinham como objectivo promover a saúde e o bem-estar das pessoas, e não eram leis religiosas, como é o caso dos Dez Mandamentos dados por Deus no monte Sinai.
Deus desejava naquele tempo, como nos nossos dias também, que os Seus filhos gozassem da melhor saúde possível e que tivessem uma boa qualidade de vida.
Através daquelas antigas orientações Deus desejava que evitassem ter epidemias e que se alimentassem com alimentos de boa qualidade. Deus queria que o Seu povo soubesse valorizar o facto de que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós, como diz o apóstolo Paulo.
Por isso, na antiga dispensação, a impureza de uma pessoa incapacitava-o a tomar parte activa no cerimonial do templo e, por conseguinte, a entrar em comunhão com Deus. Sabemos que os antigos judeus levaram isso tão a sério que passaram a colocar a questão da contaminação física, que em geral é visível, como coisa mais importante do que a contaminação moral.
Muitos profetas condenaram esse procedimento. Jesus, que sempre respeitou os preceitos relativos à pureza ritual, deu valor especial à pureza moral. Lembra-se daquela linda bem-aventurança? "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus." Mat. 5:8.
Precisamos de entender esta questão com equilíbrio e sabedoria. Deus ainda deseja que tenhamos a melhor saúde que nos for possível. O nosso corpo continua a ser o templo do Espírito Santo. Os alimentos que em tempos passados faziam mal aos judeus continuam a não fazer bem a qualquer ser humano.
Por outro lado, não é o facto de nos abstermos de qualquer alimento que dará qualquer crédito diante de Deus para a nossa salvação. Não! Deus deseja que tenhamos um coração purificado pela presença de Cristo. E é a presença santificadora da graça de Cristo que nos dá entendimento e a força de vontade para mantermos o corpo como um templo condigno para ser a morada do Espírito Santo.