terça-feira, 1 de novembro de 2011

TRADIÇÃO

1 de Novembro

"Ele, porém, lhes respondeu: Porque transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?" Mateus 15:3

Ao ministrar os Seus ensinamentos aos discípulos, várias vezes Jesus fez alusão à tradição dos judeus. E o que é que se entendia por tradição? Eram os ensinamentos e interpretações das Escrituras Sagradas, feitos pelos mestres aos seus discípulos e ao povo em geral. Hoje, quando falamos em tradição, pensamos logo em crenças e procedimentos que foram aceites e praticados pelos bisavós, avós e pais, e que posteriormente são aceites pelos filhos, sem nada questionar.
Seria um boa sugestão aceitar crenças e praticá-las cegamente só porque as recebemos por herança e tradição dos nossos antepassados?
Quando jovem, lembro-me de uma brincadeira que fazíamos. O coordenador escrevia uma frase num pedaço de papel e lia em segredo ao ouvido do primeiro participante da brincadeira. Este, por sua vez, deveria repetir a frase ao ouvido do segundo participante. E assim, seguia-se até ao último. Este, em voz alta, dizia a frase que tinha entendido para que todos ouvissem. Divertíamo-nos muito porque a frase inicial estava totalmente deturpada!
Há um velho ditado que diz: 'Quem conta um conto acrescenta um ponto'. Mas tratando-se de fé e prática, a questão não é como uma inocente brincadeira recreativa. É uma questão séria que implica o relacionamento que esperamos ter com Deus e também as perspectivas de vida eterna que acalentamos no coração, pois ninguém gosta de pensar que a morte é o fim de todas as coisas.
É claro que a fé dos nossos pais nos inspira. Entretanto, a vida religiosa tem que ser vivida no foro íntimo da nossa consciência. E, para ser válida, deve ser guiada pelo Espírito de Deus e não apenas pela nossa vontade ou tradição. A tradição nunca foi prova de certeza de fé e da verdade.
Assim como as grandes fortunas acumuladas por uma geração podem ser dissipadas pelos filhos e netos, cuidemos para que os nossos descendentes não dissipem as jóias preciosas da verdade, que passaram a ser património da nossa alma. Que eles, mediante pesquisa individual, também sejam enriquecidos pela Palavra de Deus.