segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SONHOS E VISÕES

31 de Outubro

"E acontecerá, depois, que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões." Joel 2:28

Em geral temos dois tipos de sonhos: Os bons e agradáveis, nos quais passamos por momentos felizes. E os maus sonhos, a que também chamamos pesadelos. Nestes, sofremos e por vezes até suamos, como se realmente estivéssemos a viver aquelas experiências.
Os que estudam os sonhos dizem que normalmente as pessoas sonham com as coisas comuns do quotidiano. Na Bíblia há registos de muitos casos interessantes em que Deus Se valeu de sonhos e visões para comunicar às pessoas, ou ao Seu povo, alguma mensagem importante. O profeta Joel, ao referir-se aos dias especiais do fim dos tempos, menciona que os filhos de Deus seriam agraciados com orientações através de sonhos e visões (Joel 2:28). Esta é uma preciosa promessa para os nossos dias.
Ao longo dos meus anos de experiência pastoral, tenho encontrado pessoas que, através de um ou mais sonhos, receberam de Deus orientações precisas, que lhes valeram a decisão para abraçarem a fé em Jesus e receberem um dia a vida eterna. Por outro lado, tenho também conhecido pessoas que querem dar interpretação a todo e qualquer sonho, como se todos eles fossem orientações divinas para eles ou para os outros. Lembro-me de um caso em que, com muito amor, recomendei a um bondoso senhor que deixasse de se alimentar com comida pesada antes de ir para a cama para evitar ter sonhos e pesadelos. Creio que a recomendação valeu, pois nunca mais me procurou para contar os seus sonhos e as suas mirabolantes interpretações.
Há uma pequena regra simples que nos ajuda a distinguir se o sonho é uma orientação divina ou não. Antes de tudo, vamos ver se ele condiz com toda a mensagem e orientações já reveladas na Palavra de Deus, pois Deus nunca se contradiz. Depois, temos que levar em conta se há propósitos definidos e se nos traz orientações úteis e edificantes.
Bom mesmo é ter a certeza de estar a percorrer o caminho por onde Deus quer que andemos. Bom é ser obediente à Palavra de Deus e viver uma vida sóbria, equilibrada. Bom é sonhar com o dia em que haveremos de nos encontrar com o nosso Salvador Jesus para vivermos eternamente com Ele.