quarta-feira, 2 de novembro de 2011

NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS

2 de Novembro

"Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." I Coríntios 15:52

Este sonido de trombeta, a que Paulo aqui faz referência, é a voz Deus ecoando por toda a superfície da Terra na segunda vinda de Cristo. Nessa ocasião, ocorrerão dois dos acontecimentos mais esperados pela humanidade: a ressurreição dos santos mortos e a transformação dos santos vivos. Imagine a alegria que inundará o coração dos salvos, poderem abraçar os queridos ressuscitados, que morreram crendo em Jesus. Não mais terão o rosto macilento e triste, marcado pela doença e pela morte. Terão na face a alegria e a felicidade de uma nova vida ressurgida para a eternidade.
Paulo descreve com palavras simples o outro grande acontecimento por ocasião da volta de Jesus: "e nós seremos transformados". Aqui está a fazer referência aos fiéis seguidores de Jesus que estiverem vivos naquela ocasião e que terão o corpo transformado em corpo glorioso.
Não existe, hoje, uma única pessoa ao redor do mundo que se possa vangloriar e dizer: "Sou perfeito, não tenho nenhum problema físico". Pelo contrário, desde a concepção, cada ser humano já traz os estigmas do pecado na bagagem hereditária. Alguns têm problemas de alergia, outros deficiências cardíacas, dificuldades visuais, etc... E, à medida que os anos se sucedem, avolumam-se as debilidades físicas e as degenerações. Muitos há que, quando jovens, esbanjam saúde. Pensam que a beleza, a disposição e a vitalidade vão perdurar para sempre. Triste engano! Com o passar dos anos, vão surgindo os sinais das fraquezas humanas. Esse é o inexorável caminho do ser humano que vive sob o regime do pecado.
Entretanto, não fomos criados por Deus para vivermos assim. Esta situação terá um final feliz para aqueles que aceitarem o plano da redenção divina. Na cruz, Cristo selou o pacto da nossa redenção, com a Sua morte. Na Sua segunda vinda, completará a redenção dos salvos com a ressurreição dos justos mortos, e a transformação dos santos vivos. Isto acontecerá "num momento, num abrir e fechar de olhos". Então, "não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor".