sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DEUS FAZ MARAVIHAS

4 de Novembro

"Então, disse: Eis que faço uma aliança: diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo." Êxodo 34:10

Na Bíblia, muitas vezes a palavra 'maravilha' poderia ser substituída por 'milagre'. Milagre é um acontecimento extraordinário, perceptível pelos sentidos, mas não explicável. O milagre é a manifestação do poder infinito de Deus. Ele é o Autor tanto da lei moral dos Dez Mandamentos, que é imutável, como das leis físicas. Por vezes, Ele usa recursos que vão além daquilo que conhecemos e entendemos e, por ser o Autor dessas leis naturais, não Se restringe a agir apenas segundo aquilo que vemos e sabemos.
São exemplos de milagres: a travessia do povo de Deus pelo Mar Vermelho e o maná, o pão que caía todos os dias do céu - com excepção dos Sábados - durante a caminhada do povo de Deus pelo deserto. Milagres também foram feitos por Deus para confirmar alguns dos mensageiros como Seus representantes. E o exemplo clássico, são as pragas enviadas por Deus ao Egipto através de Moisés.
Nós, seres humanos, sempre fomos curiosos por ver e acompanhar estas coisas extraordinárias. E, de maneira muito especial, a nossa atenção volta-se para os milagres de curas inexplicáveis, ou de livramentos espectaculares.
A Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, tem um espaço considerável dedicado aos milagres. Porém, em todos os relatos percebe-se que sempre que Deus operou algum milagre, tinha objectivos especiais a atingir.
Certa ocasião, um senhor viúvo perguntou-me se eu cria que Deus podia operar o milagre de ressuscitar uma pessoa morta. Eu sabia que várias vezes aquele senhor tinha ido junto à sepultura da esposa para pedir que Deus a ressuscitasse. Mas sabia também que tanto ele como a sua falecida esposa tinham sido negligentes quanto aos cuidados médicos e de saúde durante a complicada gravidez dela. Por isso respondi-lhe:
"Creio que Deus pode ressuscitar alguém, mas não unicamente para satisfazer o desejo de uma pessoa. Ele só o fará se tiver em vista algum propósito mais elevado."