segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O QUE É A VERDADE

7 de Novembro

"Respondeu Jesus: ... Todo aquele que é da verdade ouve a Minha voz. Perguntou-Lhe Pilatos: Que é a verdade?" João 18:37, 38

De acordo com os dicionários, verdade é tudo aquilo que está em conformidade com o que é real. São as coisas exactas, certas, consistentes e fiéis. Aliás, também encontrei esta definição com palavras semelhantes, tanto nos dicionários da Bíblia de Estudo Almeida, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, como na Bíblia Sagrada da Editora Barsa, publicada com a autorização oficial da Igreja Católica.
Entretanto, embora esta definição esteja correcta, a Bíblia Sagrada vai muito mais além quando transforma o significado abstracto da palavra verdade num significado bem real e concreto. No livro dos Salmos muitas vezes Deus é apresentado como sendo a Verdade. E Jesus, o Filho de Deus, apresenta-Se como a personificação da Verdade quando diz: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." João 14:6.
Para a Bíblia Sagrada, para Deus e para o Seu Filho Jesus, verdade é muito mais do que uma filosofia. Verdade é uma pessoa, e essa pessoa é Jesus, o Eu Sou, o Deus que Se tornou homem e habitou entre nós.
Comentando esse mistério da encarnação da Verdade, Ellen White escreveu assim: "Pela Sua humanidade, Cristo estava em contacto com a humanidade; pela Sua divindade, firma-Se no trono de Deus. Como Filho do homem, deu-nos um exemplo de obediência; como Filho de Deus, dá-nos poder para obedecer. Foi Cristo que, do monte Horebe, falou a Moisés, dizendo: 'EU SOU O QUE SOU. ... Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.' Êxodo 3:14.
"Foi esse o penhor da libertação de Israel. Assim, quando Ele veio 'semelhante aos homens', declarou ser o EU SOU. O Infante de Belém, o manso e humilde Salvador, é Deus manifestado 'em carne'. I Timóteo 3:16. A nós diz-nos: 'EU SOU o Bom Pastor.' João 10:11. 'EU SOU o Pão Vivo.' João 6:51. 'EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida.'" - 0 Desejado de Todas as Nações, pág. 24.
A verdade não é encontrada em doutrinas, e muito menos em filosofias. A verdade pura e cristalina é uma Pessoa: Jesus. Assim, para conhecermos bem a verdade precisamos de conhecer bem Jesus. E para conhecer bem Jesus é necessário conhecer bem a Palavra de Deus, pois Jesus disse: "São elas mesmas que testificam de Mim." João 5:39.