domingo, 6 de novembro de 2011

A POMBA DA PAZ

6 de Novembro

"Baptizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele." Mateus 3:16

Hoje vamos falar um pouco sobre essa ave simpática, considerada como símbolo de duas coisas muito importantes. Refiro-me à pomba que, pela sua docilidade e maneira de ser, representa a paz e a actuação do Espírito Santo em favor dos homens.
Há algumas características curiosas das pombas que as tornam um interessante símbolo do Espírito Santo. Os pombos-correios, por exemplo, são conhecidos pelo extraordinário sentido de orientação e por conseguirem levar mensagens importantes a lugares distantes. Assim também o Espírito Santo é o mensageiro de Deus, que fala mansamente ao nosso coração, trazendo-nos preciosas mensagens de salvação, que vêm do Céu até nós.
Outra característica da vida social das pombas é que elas se mantêm fiéis e unidas ao seu parceiro ao longo de toda a vida. Que lição preciosa para os humanos. Vivemos dias difíceis, em que a união conjugal é tratada, por vezes, com tanta leviandade! Como resultado, as uniões conjugais vão-se tornando efémeras e fugazes, num número cada vez mais acentuado.
Aquilo que há bem pouco tempo era o namoro - um período para se conhecer o carácter, o comportamento e a vida de outra pessoa - hoje passou a ser a libertação para toda e qualquer intimidade. Antes, quando o namoro não dava certo, 'desmanchava-se o namoro', como se dizia. Como resultado, ficavam apenas algumas sequelas emocionais, que o tempo rapidamente ajudava a sarar. Hoje, quando há uma separação, como consequência vêm inúmeros dissabores. Às vezes os filhos inocentes acabam por sofrer ainda mais. Têm que crescer sem um lar estável que os acolha e eduque para a vida.
Entretanto, nos lares em que o Espírito Santo é constantemente um hóspede desejado e procurado por ambos os cônjuges, há compreensão, bondade e ternura. Ali o amor de Deus está presente, pois o doce arrulhar da voz do Espírito Santo promove o espírito de perdão, de reconciliação e de amor. Convide cada dia o Espírito Santo para se manifestar na sua vida e no seu lar. Ouça sempre a Sua voz suave, preste atenção aos Seus apelos para a paz e o entendimento, e então você e o seu lar serão felizes.