domingo, 13 de novembro de 2011

ELEGÂNCIA E BELEZA

13 de Novembro

"A beleza dos jovens está na sua força, e o enfeite dos velhos são os seus cabelos brancos." Provérbios 20:29

Mesmo numa análise rápida e superficial, chegamos a conclusão de que o conceito de beleza e elegância muda muito com o decorrer dos anos. Em tempos passados, uma jovem considerada bela deveria ter o rosto e o corpo arredondados e ostentar aquilo que nos nossos dias é tão odiado, a que chamamos gordura. O belo quadro de Leonardo Da Vinci, a Monalisa, é prova disso.
Hoje, parece-nos que a obsessão de muitas mulheres jovens é ter um corpo magro, quase esquelético. É interessante que a isto alguns chamam beleza e elegância. Quão triste é vermos que tantas e tantas pessoas, no afã de conseguirem essa tão ansiada elegância, acabam por descobrir, às vezes tarde de mais, que perderam não apenas a própria elegância, mas também a saúde.
Creio sinceramente que mais importante do que andar a correr atrás das modas passageiras, é seguir o bom senso em todos os tempos.
E o que se avoluma em importância é o facto de nos lembrarmos de que o nosso corpo é considerado por Deus como sendo o "templo do Espírito Santo". Templo é um lugar sagrado, que deve ser respeitado e tratado com muito carinho.
Li algumas coisas sobre o alfaiate inglês John King Wilson, considerado o maior alfaiate do mundo. Falando sobre a elegância, ele disse: "A suprema expressão da elegância é a saúde." E quando a saúde física é acompanhada tanto pela saúde mental como pela espiritual, aflora na pessoa uma formosura que transcende a beleza de um simples rosto bonito ou de um corpo musculoso ou de curvas bem-feitas.
A beleza que emerge de um carácter bem formado pela comunhão íntima vivida com Deus, exterioriza-se em simpatia, bondade e amor. Esses são os ingredientes que emolduram a vida das pessoas mais belas e elegantes do mundo. Essa beleza resiste ao tempo aqui neste mundo e ainda vai projectar-se, com o aperfeiçoamento da glorificação, por toda a eternidade.