quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SINTONIA COM DEUS

11 de Novembro

"Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está presente sem ser visto. E o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há-de recompensar-te." Mateus 6:6

Como é agradável e como faz bem a qualquer pessoa encontrar-se com um bom amigo. Se as coisas da vida vão indo bem, é uma oportunidade de partilhar vitórias e as coisas boas que nos têm acontecido. Mas se temos passado por dissabores, ou se a nossa saúde ou de alguém que nos é querido não vai indo como gostaríamos, é a oportunidade de abrir o coração, extravasar a alma.
O amigo, o verdadeiro amigo, alegra-se sempre quando estamos alegres. E também não apenas se identifica connosco quando estamos tristes e preocupados, mas faz tudo para nos ajudar naquilo que está ao seu alcance.
A oração é exactamente igual ao encontro com um bom amigo. "A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo." E. W. Orar é entrar em sintonia com Deus.
Entretanto, vamos ser sinceros. Para nós, que vivemos num mundo tão materializado, não é fácil orar. Quando ligamos a televisão queremos ver a imagem e ouvir o som; quando fazemos uma ligação telefónica, queremos ouvir alguém do outro lado da linha. E quando fechamos os olhos e falamos em oração, com quem falamos? Quem fala connosco?
É nesse ponto que entra a fé. Na oração é preciso crer que há um Deus omnipotente e omnisciente que nos ouve atentamente e que está sempre pronto a identificar-Se com as nossas alegrias e partilhar das nossas preocupações e ansiedades. Por isso, além das orações a que poderíamos chamar formais - às refeições, na igreja e mesmo nos nossos cultos domésticos - precisamos de ter os nossos momentos de íntimo contacto com Deus. É nesses momentos que não só falamos, mas também devemos estar com o coração aberto para ouvir.
Foi por isso que Jesus recomendou: "Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai que está presente sem ser visto. E o teu Pai, que vê o que se passa em segredo, há-de recompensar-te." Mateus 6:6 (TIC).

TIC = Tradução Inter-Confessional