quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ORAR É FALAR E ESCUTAR

10 de Novembro

"E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava Ele, só." Mateus 14:23

Há várias maneiras de orar e vários tipos de oração, como a pública e a individual, da qual Jesus nos legou o Seu exemplo.
A primeira, a pública, é generalizada. Deve ser relativamente curta e objectiva. Já a oração individual, que é realizada em particular, pode ser despreocupada com o tempo, pois é o extravasar da alma ou o abrir do coração diante de Deus.
Há também a oração em forma de cântico e de poema. O maior exemplo desse tipo de oração é o livro dos Salmos, escrito na sua maior parte por David. Ali encontramos dentre os 150 salmos, 100 que expressam preocupações, angústias e ansiedades dos seus autores, enquanto que os outros 50 são de louvor e gratidão a Deus.
Orar é um acto de profunda amizade, amor mesmo, para com Deus.
No relacionamento matrimonial, quanto mais marido e mulher se amam, mais diálogo e intimidade têm entre si. Com o nosso relacionamento com Deus dá-se o mesmo.
Quanto mais O amamos, mais tempo passamos com Ele em agradáveis momentos de oração e comunhão. É por isso que costumo dizer que muitas vezes aborrecemos Deus com as nossas orações, quando apenas repetimos as mesmas coisas, numa ladainha cansativa, como se Ele fosse surdo. Não fazemos isso com os amigos! Orar não é apenas falar com Deus, é ter comunhão com Ele. É falar e ouvir.
Talvez seja nesse ponto que mais tenhamos a aprender. Ter disposição de falar para pedir é fácil, mas ter disposição para ouvir o que Deus tem para nos dizer é mais difícil. Na meditação anterior mencionámos o pensamento de Ellen White, em que ela diz que "a oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo". Mas, em continuação, ela diz: "A oração não faz Deus baixar até nós, mas eleva-nos até Ele."
Ainda hoje, quando orar, experimente deixar um tempo para Deus falar ao seu coração. Diga-Lhe mais ou menos assim: "Querido Deus, já Te disse tudo. Agora quero que também digas tudo o que quiseres, ao meu coração".