sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SHALOM

11 de Novembro

"Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27

Muitas vezes temos ouvido a palavra hebraica Shalom, que é traduzida para o português, em vários lugares na Bíblia, como Paz. Lindas canções espirituais têm sido escritas e largamente difundidas por todo o mundo, tendo como inspiração essa bonita palavra, que soa de maneira tão musical aos nossos ouvidos - Shalom.
Na sua origem, Shalom tem um significado um pouco mais amplo do que simplesmente paz. É 'estar completo', 'estar são', 'estar bem em todos os sentidos', 'ser próspero e feliz'.
Assim, Shalom é o completo bem-estar. Na realidade, quando analisamos todo o seu significado, chegamos à conclusão de que Shalom é paz num sentido muito profundo e amplo.
Tanto Jesus como os Seus discípulos falavam o aramaico, língua da mesma família do hebraico. Assim, a paz que aparece no Novo Testamento é muito mais do que ausência de guerras e conflitos entre pessoas; tem também um profundo sentido espiritual e religioso, dependendo totalmente do relacionamento entre as pessoas e da comunhão com Deus. Pode procurar a verdadeira paz em tudo o que imaginar: nos amigos, nas recreações, nas viagens, nas leituras, nas novelas, e nunca a encontrará. A paz não é encontrada em coisas comuns. Só a encontramos numa pessoa: Jesus!
Pouco tempo antes da Sua crucifixão, Cristo tinha garantido aos Seus discípulos um legado de paz. "Deixo-vos a paz", disse Ele, "a Minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27. Esta paz não é a paz que se obtém mediante a conformação com o mundo. Cristo jamais comprou a paz condescendendo com o mal. A paz que Cristo deixou aos Seus discípulos é mais interna do que externa, e devia permanecer sempre com as Suas testemunhas nas lutas e contendas." - Actos dos Apóstolos, pág. 84.
"Pois quem quer amar a vida e ter dias felizes ... aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la." I Ped. 3:10, 11.