sábado, 12 de novembro de 2011

DESVENDA OS MEUS OLHOS

12 de Novembro

"Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da Tua lei." Salmo 119:18

Ninguém gosta nem tem prazer em viver na escuridão. Por isso, todos estamos sempre dispostos a ajudar os deficientes visuais. Os desprovidos de visão não podem desfrutar de todas as alegrias que vêm da contemplação das belezas da Natureza criada por Deus.
Usando a comparação da visão, o salmista David fala sobre a felicidade e a alegria que sentem todos aqueles que podem ver, entender e praticar a lei de Deus. Ele diz: "Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da Tua lei." Salmo 119:18.
Há os que, ao lerem a Bíblia Sagrada, se detêm nas palavras que foram escritas inicialmente em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus. Olham, meditam e não conseguem ver na lei de Deus (Êxodo 20:3-17), alguma coisa que lhes pareça santa e maravilhosa. Pelo contrário, questionam-na, classificando-a como negativa e ultrapassada.
O meu velho e saudoso pai, na sua simplicidade, mas com muita experiência, costumava dizer que nós somos dominados pelo espírito de contradição. Eis aí uma grande verdade. Por natureza somos contra normas, princípios e leis. E Paulo, caracterizando a total fraqueza humana para a obediência afirmou: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não porém, o efectuá-lo". Romanos 7:18. Por isso, ele citou: "Não há justo, nem um sequer. .... Não há temor de Deus diante de Seus olhos." Romanos 3:10 e 18.
Entretanto, quando o milagre da graça de Cristo atinge o coração, a visão transforma-se. O complexo que tínhamos de olhar e obedecer à Lei de Deus esvai-se. A nossa alma é inundada por uma alegria e prazer indescritíveis. Uma nova disposição de amor e obediência transcende cada acto da nossa vida.
Então, como David, oramos com sinceridade: "Ó Deus Eterno, ensina-me a entender as Tuas leis, e eu as seguirei sempre. ... Guia-me pelo caminho dos Teus mandamentos, pois neles encontro felicidade." Salmo 119:33, 35 (BLH).

BLH = a Bíblia na Linguagem de Hoje