quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CONSTRUIR OU DEMOLIR?

16 de Novembro

"Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro." Provérbios 22:1

Como é bom construir! Mas construir é difícil e trabalhoso. Exige esforço, tempo, dinheiro, paciência, muita paciência! Entretanto, todo o trabalho é compensado quando se tem a obra pronta para ser utilizada.
Por outro lado, pensemos um pouco sobre como é fácil destruir. Se ao longo da história da humanidade tem sido fácil destruir, creio que hoje, mais do que nunca, isto se tornou mais fácil ainda.
Hoje, existem máquinas e engenhos que, depois de uma boa preparação, podem demolir enormes edifícios que levaram anos a ser construídos. Tornam-se escombros em questão de segundos. É fácil destruir qualquer obra. Difícil é construir.
Penso que há um paralelo muito perfeito entre construir e destruir uma casa, ou um edifício, e destruir o nome ou a reputação de uma pessoa.
Construir um bom nome e uma boa reputação não é coisa fácil. Às vezes é obra de uma vida vivida com dignidade e honradez. Exige esforço, educação e trabalho feito com dedicação e esmero.
Entretanto, para se destruir um bom nome e deixar uma menos boa reputação como os escombros de um edifício demolido, é coisa muito fácil. Bastam poucas palavras temperadas com a pimenta da maledicência, ou meias verdades proferidas com calculadas segundas intenções, e pronto! Implode-se o edifício da reputação e o bom nome desmorona. Nos dias actuais multiplicaram-se os recursos de demolição. As cartas anónimas, os telefonemas e o correio electrónico cruzam os céus de todas as partes do globo terrestre e instantaneamente podem estar ao serviço tanto do bem como do mal. A escolha é nossa.
Que sejamos nobres construtores. Que a nossa voz, o nosso telefone, o nosso computador sejam utilizados com sabedoria para ajudar a construir sólidos caracteres na sociedade. Não nos esqueçamos de que: "Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro." Provérbios 22:1.