domingo, 20 de novembro de 2011

AS BÊNÇÃOS DA PODA

20 de Novembro

"Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, e o Meu Pai é o lavrador. Ele corta todos os galhos que não dão uvas, embora eles estejam em Mim. Mas Ele poda os galhos que dão uvas para que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda." João 15:1 e 2 (BLR)

O pensador francês Michel Quoist, em apenas algumas frases simples, disse uma grande verdade: "Quer colher frutos saborosos? Faça uma poda na árvore. Deseja apanhar lindas flores? Sacrifique alguns botões." Muito antes dele, Jesus já tinha dito essa verdade. Na aparência, entretanto, as coisas parecem ser ao contrário. Para o tolo, o agricultor de tesoura de podar na mão, cortando galhos muito pequenos de uma árvore que viceja com brotos por todos os lados, parece uma brutal incoerência. Isto parece-lhe como um castigo para a planta. Cerceia-lhe a liberdade de crescer e de se expandir. Traz-lhe sofrimentos e perdas, pois após a poda vem o 'chorar da planta', que derrama as suas lágrimas através da seiva a escorrer.
E no caso das flores, porque não deixar que todos os botões cresçam e vicejem produzindo em abundância? Não é isto melhor e mais lucrativo?
Há bem mais sabedoria na poda do que muitos imaginam! É verdade que há aqueles que pensam que aproveitar a vida, desfrutando o máximo possível de tudo aquilo que lhe aparecer pela frente, é o melhor. Querem viver a liberdade. Querem crescer e expandir-se para todos os lados e em todas as coisas, e não desejam ser impedidos na sua liberdade de crescer.
No entanto, é a poda que traz a verdadeira produtividade e qualidade aos frutos e às flores. De igual maneira, na nossa vida, e em especial na vida espiritual, precisamos de ter um alvo e um objectivo em tudo o que fizermos. Jamais nos deveríamos lamentar ao passar pela tesoura de podar da disciplina no lar ou na igreja, pois a poda é uma bênção.
Se quisermos ser bem sucedidos na vida, muitas vezes teremos que 'podar' coisas ao longo do caminho. Para alguns isto parece ser como uma perda de privilégios e de liberdade. Mas o tempo mostrará a diferença. A produtividade e a qualidade são o galardão daqueles que aprenderam a arte de se controlar, limitar e aceitar a disciplina.